Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de junho de 2019, 15h08

Netfilx lança trailler emocionante de “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa

O filme, que estreia no dia 19 de junho, revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder

(Reprodução)

Combinando imagens e texto emocionantes, o Netflix lançou nesta quarta-feira (5) o primeiro trailer do documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora brasileira Petra Costa. O filme revela os bastidores do golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff (PT) da Presidência, do processo lawfare que prendeu Lula e da ascensão da extrema-direita, na figura de Jair Bolsonaro, ao poder.

Segundo descrição do próprio Netflix, o filme, que estreia no dia 19 de junho em mais de 190 países, é “um alerta em tempos de democracia em crise”.

“Neste retrato de um dos períodos mais dramáticos da história do Brasil, o político e o pessoal estão entrelaçados. Através de relatos de seu complexo passado familiar e acesso sem precedentes a líderes do passado e do presente – incluindo os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, a cineasta Petra Costa analisa a ascensão e queda desses governantes e a consequente polarização de uma nação”, diz o texto.

Filmado ao longo de três anos, “Democracia em Vertigem” concorre na categoria documentário internacional e terá seis exibições no Festival de Cinema de Sundance, de quinta (24/1) a domingo (27/1) em Park City, nos Estados Unidos. O filme foi selecionado para ter sua première na noite de abertura do festival, que aconteceu nesta quinta-feira, às 18h30 (23h30 no horário de Brasília), no Egyptian Theatre. Os ingressos estavam esgotados.

O documentário mostra os bastidores da polarização política que culminou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e na ascensão da extrema-direita ao poder.

As jornadas de junho de 2013, as investigações da Lava Jato, a prisão do ex-presidente Lula e a eleição de Bolsonaro compõem o cenário de uma narrativa pessoal, pincelada de referências autobiográficas e imagens exclusivas. Neste percurso, Petra indaga: O Brasil, afinal, vive uma democracia de alta intensidade ou o desmantelamento da democracia?


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum