Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de dezembro de 2019, 13h07

O artista plástico Francisco Brennand morre em Recife aos 92 anos

O artista é autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife

Foto: Rafael Martins/Divulgação

O artista plástico Francisco Brennand, de 92 anos, morreu, na manhã desta quinta-feira (19/12), em Recife. Ele estava internado no Hospital Português havia 10 dias após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia.

O corpo de Brennand será velado a partir das 16h na Capela Imaculada Conceição, na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. A cerimônia será aberta ao público. Já o sepultamento ocorrerá na manhã desta sexta-feira, no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista.

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em 11 de junho de 1927, no Recife. Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto de esculturas cerâmicas que tornaram Francisco conhecido. O artista é autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand, no molhe do Porto do Recife, diante do Marco Zero.

Nota divulgada pelo Hospital Português:

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand, 92 anos, faleceu nesta quinta-feira (19/12), por volta das 11h, em decorrência de complicações de uma infecção respiratória. Ele estava internado no Real Hospital Português há 10 dias. Velório será realizado na Capela Imaculada Conceição, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Com informações da Folha PE e do Correio Braziliense

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum