Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
16 de dezembro de 2019, 21h01

Oscar: Documentário que mostra bastidores do golpe-2016, “Democracia em Vertigem” é pré-indicado

A produção, da cineasta Petra Costa, entrou em lista do New York Times sobre os melhores do gênero em 2019

Foto: Reprodução

O documentário “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, aparece entre as produções do gênero que foram pré-selecionadas para disputar uma estatueta na 92ª edição do Oscar, que será realizada em 2020. A divulgação foi feita na noite desta segunda-feira (16) e traz 15 documentários concorrentes.

Com avaliações positivas de diversos críticos de cinema internacionais, “Democracia em Vertigem” tem sido cotado como um dos favoritos para o Oscar de melhor documentário. A produção entrou em lista do New York Times sobre os melhores do gênero em 2019.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

A trama narra os bastidores do golpe que levou Dilma Rousseff ao impeachment, a prisão de Lula e a ascensão de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro. Lançado mundialmente em 19 de junho, o documentário emocionou diversos espectadores e gerou a ira de bolsonaristas, que atacaram a plataforma de streaming Netflix, onde o filme está hospedado.

Enquanto a indicação da produção de Petra foi comemorada nas redes, foi sentida a ausência de “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A produção foi a indicada pelo Brasil a participar da premiação.

A lista final será revelada daqui a menos de um mês, no dia 13 de janeiro.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum