Paulo Gustavo reage a estímulos, apresenta melhora e retomada das funções pulmonares

Estado de saúde do ator, internado desde março por complicações em decorrência da Covid-19, porém, ainda é grave

Reprodução/Instagram
Escrito en CULTURA el

O ator Paulo Gustavo, internado desde 13 de março em um hospital do Rio de Janeiro para tratar a Covid-19, vem apresentando melhoras em seu quadro de saúde, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (19).

Segundo os médicos, as funções pulmonares do artista estão sendo retomadas e não surgiram novas complicações. Ele ainda precisa, no entanto, fazer o uso do ECMO (terapia de oxigenação por membrana extracorpórea) e de ventilação mecânica, já que sua condição ainda é grave.

"Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos. Ainda há necessidade de mantermos a ECMO, assim como a ventilação mecânica", diz o boletim.

Leia também: Pastor que orou pela morte de Paulo Gustavo diz que tentou “defender a honra de Deus”

A informação do hospital vai de encontro ao relato da diretora Susana Garcia, amiga de Paulo Gustavo e que esteve com o ator neste domingo (18). Segundo ela, o artista respondeu a seus estímulos.

"Ontem foi um dia muito especial com você. Assim que cheguei, comecei conversando com você e vi na hora que aumentou a sua frequência cardíaca e a respiratória. Te perguntei se você estava me ouvindo e pedi pra você mexer a sua cabeça. Você mexeu duas vezes e tentou abrir a boca. Fiquei de mão dada com você e pedi pra você apertar a minha mão e você apertou fraquinho. Naquele momento, eu percebi que você estava conectado comigo e me ouvindo", escreveu Susana em suas redes sociais.