Pesquisadora lança obra sobre encenação censurada de ‘Calabar’, de Chico Buarque e Ruy Guerra

Outro lançamento da editora é “Pelo prisma biográfico: Joseph Frank e Dostoiévski”, da historiadora, Doutora e mestre em Literatura e Cultura, Giuliana Teixeira de Almeida. Veja detalhes aqui

Foto: Divulgação
Escrito en CULTURA el

A Desconcertos Editora vai lançar, no próximo sábado (4), no seu canal do YouTube, mais dois títulos da Coleção ACADÊMICAS! Um deles é “O trabalho de encenação em 'Calabar' (1973): o espetáculo censurado e as reflexões de Fernando Peixoto”, da professora, atriz, sonoplasta e sanfoneira Nina Hotimsky.

A outra obra, da historiadora, doutora e mestre em Literatura e Cultura, Giuliana Teixeira de Almeida, é “Pelo prisma biográfico: Joseph Frank e Dostoiévski”.

Nina Hotimsky é doutoranda no departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, mesma instituição onde realizou seu mestrado e graduação. Docente do curso técnico de teatro da ETEC de Artes. Pesquisadora de História do Teatro Brasileiro, é integrante do LITS - Laboratório de Investigação em Teatro e Sociedade da USP, coordenada pelo prof. Dr. Sérgio de Carvalho.

“O trabalho de encenação em 'Calabar'” retrata um momento marcante de nossa história política e cultural. A mítica montagem de 1973 da peça de Chico Buarque e Ruy Guerra se tornou ainda mais impactante no imaginário nacional por conta da abrupta interrupção de sua estreia pela censura da Ditadura Militar. Nina Hotimsky realiza um extraordinário trabalho de pesquisa sobre uma peça que não se concretizou quebrando as expectativas anteriores das suas propostas estéticas, culturais e políticas. Um tema ainda mais importante por ser tão atual e premente para os nossos dias: o da censura e a sombra de uma ditadura. E a luta dos artistas para se contraporem a esse poder e poderem manifestar sua arte e suas ideias.

Giuliana Almeida é bacharel em História (USP). Doutora e mestre em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP, com orientação do professor Bruno Barretto Gomide. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Berkeley, Califórnia, durante o mestrado (2012) e estágio doutoral na Universidade Queen Mary de Londres (2018). Atualmente é pesquisadora e sua pesquisa concentra-se na história cultural russa oitocentista, nas escritas (auto) biográficas e nos pontos de contato entre História e Literatura. É professora de história e literatura russa.

Em “Pelo prisma biográfico: Joseph Frank e Dostoiévski” Giuliana se debruça sobre um dos trabalhos biográficos mais incensados e prestigiados do mundo da literatura (russa e mundial): a obra DOSTOIÉVSKI, que levou quase duas décadas para ser escrita e se tornou um ícone de um certo modo de pensar a vida pessoal de uma escritor em relação com sua obra. No caso, simplesmente um dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos, Fiodor Dostoiévski.

Serviço:

Lançamento Coleção ACADÊMICAS!
Dia 04 de JULHO, a partir das 16 hs, no canal da Desconcertos Editora no Youtube:

Não será cobrado frete para a entrega!

COLEÇÃO ACADÊMICAS

A coleção é dedicada à valorização, conhecimento e publicação de trabalhos de pesquisas acadêmicas realizadas por mulheres, sincronizando as várias ciências humanas e as Artes. Coordenação: Paula Autran.