Fórumcast, o podcast da Fórum
07 de outubro de 2019, 11h06

Petra Costa recebe prêmio como “Personalidade Destacada da América Latina”, em Buenos Aires

Autora do documentário “Democracia em Vertigem”, um dos favoritos à indicação ao Oscar, vem recebendo ótimas críticas da imprensa norte-americana

Petra Costa - Foto: Divulgação

Petra Costa, cineasta e autora do documentário “Democracia em Vertigem”, receberá na noite desta segunda-feira (7), em Buenos Aires, Argentina, mais um prêmio pela obra. O filme retrata o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff em 2016.

De acordo com informações do blog de Jamil Chade, no UOL, a obra da cineasta brasileira tem sido citada como um dos destaques do ano em diferentes jornais norte-americanos, em um período de discussões a respeito da censura na cultura nacional e da situação da Ancine no governo de Jair Bolsonaro.

A cineasta brasileira foi a escolhida como a “Personalidade Destacada da América Latina”, título que já foi concedido, por exemplo, a Silvio Rodríguez (músico e poeta cubano), Michelle Bachelet (ex-presidenta do Chile), Lucía Topolansky (ex-senadora uruguaia e esposa de Pepe Mujica), Álvaro García Linera (vice-presidente da Bolívia) e Carmen Lira (escritora costarriquenha e cofundadora do Partido Comunista em seu país).

Favoritismo

Em setembro, a publicação norte-americana “Indiewire” colocou o documentário de Petra como um dos cinco favoritos à indicação ao Oscar. Na opinião de jornalistas dos EUA, a obra é um “alerta” sobre “a emergência da extrema direita”.

O documentário a respeito do golpe de 2016 no Brasil foi classificado pelo “New York Times” na lista dos dez melhores do ano – “The Best of 2019”. Para o jornal, o filme de Petra é uma “crônica da traição cívica e do abuso de poder”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum