Programa de TV que valoriza a experiência de jovens da periferia do Rio estreia em novembro

Papo na Laje irá contar a história de jovens que promovem transformações sociais em favelas de todo o estado fluminense

O programa irá ao ar no Youtube e também na TV Comunitária do Rio de Janeiro (Foto: Stefano Figalo)
Escrito en CULTURA el

Por Jéssica Rodrigues, no Brasil de Fato

O programa de TV Papo na Laje vai reunir jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. O projeto, que terá seus episódios gravados em lajes por todo o estado, tem como objetivo abrir espaço para a troca de experiências individuais e coletivas da juventude.

Com apresentação da atriz e ativista Juliana França, o programa foi idealizado por um grupo de jovens que visa mostrar a realidade da juventude periférica. Toda semana, um novo episódio receberá convidados que realizem trabalhos sociais em regiões vulneráveis do Rio. O intuito é dar visibilidade e possibilitar o crescimento dessas atividades.

"A nossa proposta não é falar dos problemas que a gente já vê muitas vezes reforçados nos noticiários, a nossa proposta é que seja um momento da gente se reunir para mostrar as nossas potências, e que a juventude constrói e propõe muitas coisas importantes, e as vezes o que falta é oportunidade e possibilidade para que essa juventude leve adiante coisas que elas já estão construindo há anos", explica o diretor e roteirista, Dieymes Pechincha.

O cientista social e pesquisador do tema "Juventude e Direito à Cidade", Gelson Henrique, acredita que o programa irá possibilitar importantes trocas de vivências entre os entrevistados. 

"As pessoas dizem que o jovem é o futuro, mas nós somos o presente, nós estamos fazendo agora, e o Papo na Laje é um exemplo disso", destaca ao Brasil de Fato.

O primeiro episódio foi gravado na favela Cerro Corá, na zona sul do Rio, bem abaixo do Corcovado e com vista para o Cristo Redentor. A moradora da comunidade e integrante do Levante Popular da Juventude, Paloma Soares, destaca que "falar da história de quem vive no local é uma experiência essencial".

"Muita gente aqui da comunidade está com a venda nos olhos e precisa abrir a mente e ter mais conhecimento sobre o próprio lugar em que mora, ter esse primeiro programa gravado aqui na minha laje, no lugar que eu moro e trazer debates para os jovens aqui da comunidade é muito importante", finaliza Paloma.

O Papo na Laje está com estreia prevista para a primeira quinzena de novembro e o primeiro episódio vai tratar do tema "Ser Jovem Hoje". O programa irá ao ar no Youtube e também na TV Comunitária do Rio de Janeiro.