Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de fevereiro de 2020, 21h16

Quem são os adversários de Petra Costa na disputa pelo Oscar de Melhor Documentário

Os concorrentes são “Honeyland” (Macedônia, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov), “For Sama” (Reino Unido, de Waad Al Kateab e Edward Watts), “Indústria Americana” (Estados Unidos, de Steven Bognar e Julia Reichert) e “The Cave”, (Síria, de Feras Fayyad).

Os indicados a Melhor Documentário do Oscar 2020 (foto: divulgação)

Faltam poucos minutos para o início da festa do Oscar, e a expectativa no Brasil é sobre se “Democracia em Vertigem”, filme da cineasta mineira Petra Costa, sobre o Golpe de 2016, conquistará a primeira estatueta da história do país.

No entanto, a candidatura brasileira terá quatro fortes concorrentes, que também podem faturar o prêmio. Aqui vai um pequeno resumo de cada um deles:

– “Honeyland”, filme macedônio dirigido por Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, que faz um paralelo entre a rotina em uma colônia de abelhas afetadas pelo caos do mundo moderno e a vida da apicultora que a cuida, que também se vê afetada por diversos problemas externos que incidem sobre o seu cotidiano.

– “For Sama”, produção britânica dirigida por Waad Al Kateab e Edward Watts. O filme é um comovente relato pessoal de Kateab, uma jornalista síria que escreve uma carta para sua filha, contando a história da família, e a luta dela e do marido, que é médico e trabalhou como diretor de um hospital durante boa parte da guerra em seu país.

– “Indústria Americana”, filme estadunidense dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, sobre as fragilização das relações de trabalho nos Estados Unidos nos últimos anos, como consequência da abertura da indústria chinesa. Assim como o filme de Petra Costa, esta também é uma produção da Netflix.

– “The Cave”, filme do cineasta sírio Feras Fayyad, produzido pela National Geographic, que conta a história de um grupo de médicas sírias que trabalha em meio à guerra, e que ao mesmo tempo enfrenta o machismo da sociedade do seu país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum