Entrevista exclusiva com Lula
25 de fevereiro de 2019, 10h45

Roma leva Oscar de melhor filme estrangeiro, o primeiro do México

"Agradeço à Academia por reconhecer um filme que trata de uma mulher indígena, e uma das 70 milhões de empregadas domésticas sem direitos trabalhistas. Uma personagem historicamente sempre deixada para trás ", disse o diretor Alfonso Cuarón

O longa Roma levou três premiações no Oscar de 2019 – Fotografia, Filme Estrangeiro e Diretor -, na noite deste domingo (24). Foi a primeira vez que o México ganhou um Oscar.

“Eu cresci vendo filmes em língua estrangeira… Como ‘Cidadão Kane’, ‘Turabão’ e ‘O poderoso chefão'”, comentou o diretor mexicano Alfonso Cuarón.

“Agradeço à Academia por reconhecer um filme que trata de uma mulher indígena, e uma das 70 milhões de empregadas domésticas sem direitos trabalhistas. Uma personagem historicamente sempre deixada para trás “, completou.

O ator mexicano Gael Garcia Bernal parabenizou o prêmio. “Ganhamos todos”, disse ele, que sugeriu que a categoria Filme Estrangeiro deveria mudar de nome.

Destaques do Oscar

Bohemian Rhapsody ficou como o longa mais premiado, com quatro estatuetas, inclusive, a de melhor ator para Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury. Aliás, um show do Queen abriu a cerimônia, com os veteranos Brian May e Roger Taylor, ao lado do vocalista Adam Lambert. Eles canaram dois sucessos da banda: “We Will Rock You” e “We Are the Champions”.

Green Book, dirigido por Peter Farrelly, que partira com seis indicações, acabou faturando três estatuetas: melhor argumento original, melhor ator secundário (Mahershala Ali) e melhor filme.

A favorita ganhou um Oscar para o desempenho da atriz britânica Olivia Colman, como protagonista.

Lady Gaga levou por Melhor Canção com Shallow, a única estatueta de Nasce uma estrela.

Pantera Negra levou 3 prêmios técnicos: trilha sonora, figurino (o 1º para profissional negro) e direção de arte (1º para uma mulher negra)


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum