Sylvia Thereza transmite legado de excelência musical em projeto gratuito para jovens pianistas

Pianista de reconhecimento internacional e ativista pela inclusão social através da música, a brasileira realiza, em fevereiro, o projeto “Sylvia Thereza encontra jovens pianistas”

A pianista brasileira Sylvia Thereza vai lançar, durante o mês de fevereiro, o projeto “Sylvia Thereza Encontra Jovens Pianistas”, uma oportunidade de transmitir, através de seis workshops online e gratuitos, parte da experiência que adquiriu durante 10 anos como assistente da célebre pianista portuguesa Maria João Pires.  

Em formato já realizado na Bélgica também presencialmente e assistido por inúmeras personalidades – dentre elas, o Rei Alberto II e a Rainha Paola da Bélgica, os workshops contarão ainda com a participação de dois renomados profissionais estrangeiros, que trabalharam com Sylvia e Maria João Pires nos anos de Chapell: a fisioterapeuta do movimento Anne Schütt (Bélgica) e do musicoterapeuta Dominique Bertrand (França).

As inscrições são abertas para o público em geral, e poderão ser feitas por e-mail a partir do dia 28 de janeiro e os participantes receberão ao final do curso, por e-mail, um diploma de participação.

“A transmissão da tradição musical de excelência sempre foi uma prática dos maiores mestres da música”, destaca a pianista que complementa: “não é só uma compreensão de responsabilidade com gerações futuras e com o futuro da arte, mas sobretudo com o aprimoramento de si mesmo…. não há, a meu ver, verdadeiro artista sem generosidade. Nesse sentido, compreendo que é só em me doando ao outro que encontro minha essência mais verdadeira”, conclui.

No primeiro workshop que será disponibilizado no dia 13 de fevereiro, sábado, intitulado “Música como Discurso”, Sylvia irá abordar a retórica musical e a arte de fazer a música “conversar com o ouvinte”. No dia seguinte, será a vez do tema “O Corpo e a Virtuosidade”, com a participação de Anne Schütt, fisioterapeuta do movimento, especializada na relação corpo-instrumento. No sábado, dia 20, Sylvia aborda “A Construção do Som”, apresentando conceitos e elementos que compõem a identidade do artista. No Domingo, dia 21, com o tema “Despertando o ouvido interior”, o workshop vai contar com a participação do musicoterapeuta francês Dominique Bertrand, especialista na metodologia de ensino da pianista Maria João Pires.

No dia 27, Sylvia Thereza fará uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística com o tema “A concepção do Tempo na Música”, apontando rumos sobre o nosso entendimento humano do tempo. Encerrando o ciclo de workshops, no domingo, dia 28, com duração de duas horas, apresentado ao vivo, a pianista promove uma masterclass onde vai interagir com os participantes. Contemplado no edital Prêmio a Projetos de Fomento à Todas as Artes, o projeto tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, além de parceria e chancela da Instituição Belga, Uaná – Association for the Arts.

Inscrições e mais informações: encontro@sylviathereza.com

13/02 – “Música Como Discurso” – Retórica Musical

14/02 – “O Corpo e a Virtuosidade” – Participação especial da Fisioterapeuta do Movimento Anne Schütt da Bélgica.

20/02 -“A Construção do Som” – Identidade do Artista 

21/02 – “Despertando o Ouvido Interior” – Participação especial do Musicoterapeuta francês Dominique Bertrand.

27/02 -“A Concepção Do Tempo Na Música” – Uma abordagem filosófica sobre a transcendência artística. 

28/02 – Masterclass / Conclusão do curso.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR