Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de outubro de 2019, 15h13

Triângulo ou lupa: Idec rebate proposta da Anvisa sobre rótulo nutricional de alimentos

Anvisa propõe uma lupa, já o Idec defende modelo que apresenta os nutrientes em formato de triângulos, simbolizando a noção de alerta de forma mais fácil para os consumidores

Foto: Divulgação

Está aberta consulta pública da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre nova regulamentação para rotulagem nutricional de produtos. A nova proposta de regulamentação tem como objetivo deixar mais claras as quantidades de componentes prejudiciais à saúde presentes em cada alimento. A consulta vai até o dia 6 de novembro e pretende coletar opiniões, críticas e sugestões da população em relação ao assunto.

O modelo proposto pela Anvisa consiste na utilização de uma imagem de lupa para se referir à presença de componentes como açúcar, sódio e gorduras em níveis superiores aos limites anteriormente definidos pelo órgão. No entanto, esse modelo de identificação, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), não tem comprovações científicas de impacto relevante sobre as escolhas do consumidor. Para o instituto o mais adequado seria o modelo de alertas em forma de triângulos na frente da embalagem, comprovado como método mais eficiente de identificação.

Leia a matéria completa e muitos outros toques sobre veganismo, vegetarianismo, boas práticas, bem viver e meio ambiente no Portal Veg


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum