Vagina gigante esculpida em Pernambuco deixa moralistas ensandecidos: “Cenário de filme pornô”

Juliana Notari, artista plástica responsável pela obra "Diva", vem recebendo uma série de ataques nas redes sociais que escancaram o machismo

A forma como a arte e o feminismo incomoda moralistas e machistas ficou escancarada na postagem em que a artista plástica pernambucana Juliana Notari divulga sua obra “Diva”.

Trata-se de uma vagina gigante esculpida na Usina Santa Terezinha, em Água Preta (PE). A obra, de 33 de metros de altura, 16 de largura e 6 metros de profundidade, faz parte do projeto Usina da Arte, que criou um museu a céu aberto no local.

“Piranha!”, escreveu um usuário do Facebook na publicação de Juliana, em meio a inúmeros outros comentários depreciativos.

“Agora Pernambuco é cenário de filme pornô?”, postou uma mulher.

Ao descrever a obra, a artista apontou, justamente, que a motivação para produzi-la vem de uma tentativa de fazer um contraponto ao machismo – o mesmo que foi expressado nos comentários de sua postagem.

“Em ‘Diva’, utilizo a arte para dialogar com questões que remetem a problematização de gênero a partir de uma perspectiva feminina aliada a uma cosmovisão que questiona a relação entre natureza e cultura na nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica. Atualmente essas questões têm se tornado cada vez mais urgentes”, explicou Juliana.

Confira.

Em meio a tantas rochas no meio do caminho desse ano distópico, finalmente termino o ano com a obra Diva pronta!! Foi um…

Publicado por Juliana Notari em Quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR