Violonista desenvolve método para quem quer “tocar de ouvido” ou aprender a sério

“O Violão entrou na roda: um guia prático para iniciantes” tem proposta de inclusão social e é fundamentado no folclore brasileiro

O violonista Max Riccio. Foto: Divulgação/Clau Pavesi
Escrito en CULTURA el
O violonista e educador Max Riccio acaba de lançar o método “O violão entrou na roda – um guia prático para principiantes” (Editora Irmãos Vitale). Após um aprendizado autodidata, usando cifra e “tocando de ouvido”, Max experimentou a dificuldade comum aos iniciantes de corrigir os próprios “vícios” desenvolvidos nessa iniciação inconsistente. A partir de aulas com professores qualificados, deparou-se com colegas desistindo, frente às dificuldades no aprendizado. “Nunca aceitei isso, temos que criar caminhos para atingir os objetivos desejados, principalmente quando há motivação para aprender”, aponta o autor. [caption id="attachment_134191" align="alignnone" width="265"] A capa do método “O violão entrou na roda – um guia prático para principiantes”. Foto: Divulgação[/caption] Max observou que cada aluno ou grupo de nível inicial demonstra dificuldades e interesses específicos. Algumas crianças querem apenas fazer uma prática musical divertida. Já determinados adolescentes pretendem ser músicos profissionais, enquanto outros somente desejam tocar músicas de seus ídolos. Uma parte dos adultos buscam as experiências auditivas da sua adolescência, enquanto outros ambicionam poder exercer uma atividade profissional na música. E finalmente, alguns idosos visam exercer uma prática social através da música. “Foi pensando cuidadosamente em cada um desses pontos que arranjei as músicas da forma mais simples e progressiva possível. Entretanto, como o escopo do livro é limitado, nas suas atividades didáticas o mestre pode adaptar essa metodologia de arranjos para qualquer repertório”, afirma. O método é todo permeado por arranjos coletivos para grupos de violões, baseados no folclore brasileiro e estruturados de forma lúdica, podendo ser usados em diversas situações (como aulas individuais ou em grupo), permitindo aos professores a flexibilidade de manusear os conteúdos de acordo com as suas necessidades. Para o guia foram selecionadas canções do livro “500 Canções Brasileiras”, da pesquisadora Ermelinda A. Paz. Sobre o trabalho, ela diz ser “um método de grande importância e que deve estar à cabeceira dos violonistas que buscam introduzir através da música de tradição oral os pequenos aprendizes do instrumento violão”. Mais informações nos sites abaixo: https://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=40039 Max Riccio https://m.facebook.com/maxriccioguitarist/