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Índice do Conteúdo

  1. 4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022
  2. Origem do Dia das Mães
  3. Dia das Mães 2022: tendências no comportamento dos consumidores para ficar de olho
  4. 1. Capriche na preparação da sua loja virtual
  5. Estoque
  6. Capacidade de acessos
  7. Layout
  8. Embalagem e unboxing experience
  9. Meios de pagamento
  10. SEO
  11. 2. Kits e presentes para o Dia das Mães 2022
  12. Kit Dia das Mães: mãos à obra

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4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022

Quer saber quando é o Dia das Mães 2022 e como preparar sua loja virtual para uma das datas sazonais mais importantes do comércio nacional? Então, este artigo é para você.

Vamos mostrar as principais tendências do mercado e como otimizar o seu e-commerce para aproveitar ao máximo essa celebração tão especial.
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Origem do Dia das Mães

O Dia das Mães foi idealizado pela norte-americana Anna Jarvis que decidiu criar uma data comemorativa para homenagear sua mãe, Ann Jarvis, falecida em 1905. Em 1908, Ann realizou um memorial para a sua mãe e assim foi celebrado o primeiro Dia das Mães nos Estados Unidos. A celebração se espalhou pelo país e em 1914 o Congresso oficializou o Dia das Mães, que passaria a ser comemorado sempre no segundo domingo de maio.

No Brasil, a data é comemorada oficialmente desde 1932, quando o então chefe do governo provisório, Getúlio Vargas, emitiu o decreto nº 21.366 oficializando que o segundo domingo do mês de maio seria dedicado às mães.

O que algumas pessoas não sabem é que a solicitação para a oficialização do Dia das Mães partiu da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Durante o Segundo Congresso Internacional Feminista, Alice Tibiriçá apresentou uma moção na qual solicitava que o segundo domingo de maio fosse instituído como Dia das Mães. Graças aos esforços dos movimentos feministas, o decreto foi assinado em 5 de maio de 1932.

Dia das Mães 2022: tendências no comportamento dos consumidores para ficar de olho

Nos últimos dois anos, a data teve uma performance bastante favorável. Segundo uma pesquisa da All iN | Social Miner, em parceria com o Opinion Box, o Dia das Mães 2021 foi a terceira data comemorativa que mais vendeu no ano (29%), perdendo apenas para o Natal (46%) e Black Friday (56%).

Já o Dia das Mães de 2020 teve um crescimento de 64% no número de pedidos, entre 25 de abril e 09 de maio, e obteve um faturamento de 3,7 milhões, montante igual ao do Natal.

Além disso, mesmo com o retorno do comércio físico, 56% dos entrevistados afirmaram que em 2022 vão continuar comprando pela internet, o que demonstra que o varejo online segue em ascensão este ano. Logo, aproveite o Dia das Mães 2022 para impulsionar as vendas.

As pesquisas de intenção de compra são muito importantes para identificar os hábitos de consumo dos consumidores e permitem traçar campanhas promocionais mais certeiras.

Para facilitar, listamos os produtos mais vendidos do Dia das Mães 2021, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Agora que você já conhece os queridinhos dos clientes, vamos às dicas de como preparar sua sua loja para o Dia das Mães 2022.

Mãe amamentando seu bebê.

1. Capriche na preparação da sua loja virtual

Planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer campanha, sobretudo, em datas sazonais onde o volume de vendas tende a subir. Em 2022, o Dia das Mães é celebrado no dia 8 de maio. Por isso, preparar o seu e-commerce com antecedência evita prejuízos e ajuda a garantir a satisfação dos consumidores.

A seguir, veja dicas rápidas e fáceis para preparar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022:

Estoque

Antes de sair por aí comprando produtos sem nenhuma estratégia, conheça o seu público-alvo. Para isso, analise o histórico de vendas de anos anteriores e faça uma projeção de vendas para o Dia das Mães 2022. Depois é só negociar com os fornecedores e abastecer o estoque.

Para quem vai montar uma campanha de Dia das Mães pela primeira vez, é um pouco complicado identificar quais mercadorias dão mais retorno ou fazer uma projeção de compras, por exemplo.

A dica para quem começou a empreender agora é pesquisar os hábitos de consumo e as preferências dos atuais clientes. Para isso, vale fazer um quiz focado nas vendas do Dia das Mães e replicá-lo nas redes sociais, disparar em aplicativos de mensagem ou enviar via e-mail marketing. A partir das respostas, você terá uma noção dos itens mais desejados pela sua clientela e poderá preparar o estoque.

Outra dica é procurar fornecedores que trabalham com consignação. Dessa forma, se as vendas não forem como esperado, você poderá devolver o que não foi vendido e não precisa arcar com os custos de mercadorias “encalhadas”. E para quem fabrica os produtos vendidos na loja, comece a produção o quanto antes, ok?!

Verifique como anda o giro de estoque dos últimos meses. Se você perceber que algum produto está “parado”, é interessante montar combos e kits com esses itens para estimular a venda. Para descobrir como preparar kits de presentes para o Dia das Mães 2022, continue a leitura. Preparamos um tópico especial só sobre o assunto.

Por fim, realize o controle de estoque periodicamente. Para facilitar a gestão e evitar erros, como vender produtos indisponíveis ou vencidos, aposte em ferramentas automatizadas.

Dessa forma, você controla a entrada e saída das mercadorias tanto na sua loja virtual quanto no estoque. Também é preciso organizar as rotinas de picking (separação dos produtos) e packing (empacotamento), sobretudo, em períodos de alta demanda, onde a falta de organização pode resultar no envio errado de mercadorias, avarias e outros transtornos que influenciam negativamente a experiência do consumidor.
Atendimento
Com mais pessoas comprando na sua loja virtual durante o período do Dia das Mães, é natural que a demanda por atendimento também aumente. Se você possui uma equipe de atendentes, oriente-os com antecedência para que eles consigam solucionar as dúvidas e reclamações com eficiência.

Para garantir a satisfação do consumidor e a fidelização da sua clientela, o atendimento precisa ser impecável desde a compra até o pós-venda. Abaixo, listamos algumas dicas para colocar em prática no seu e-commerce:

  • Fale conosco: essa é uma seção que deve constar em todos os e-commerces. O ideal é deixá-la em um local de destaque e fácil acesso. Você também pode incluir um endereço de e-mail e telefone para que o cliente entre em contato.
  • Chat online: são muito eficientes para desafogar os canais de atendimento da sua loja, já que é possível programar respostas automáticas para dúvidas recorrentes. Dependendo da ferramenta escolhida você consegue realizar a integração com o Facebook, por exemplo, e otimizar ainda mais o atendimento.
  • Redes sociais: são ferramentas práticas que devem ser usadas para complementar o atendimento da sua loja virtual, afinal, elas permitem uma interação rápida com os clientes. Por isso, vale integrar as redes sociais nos canais de atendimento da sua marca.
  • Autoatendimento: aplicar soluções de autoatendimento também é muito interessante para desafogar o atendimento regular, pois a proposta dessa solução é que o cliente consiga resolver suas solicitações sozinho. Além disso, a lei do e-commerce determina que toda loja virtual tenha um canal de atendimento que funcione 24 horas por dias, durante os 7 dias da semana e o autoatendimento pode ajudar o seu negócio a ficar em conformidade com as exigências legais.
  • Dica: descubra como melhorar a satisfação dos clientes com o autoatendimento e como montar um fluxograma de atendimento eficiente.

Capacidade de acessos

Você sabe quantos acessos simultâneos a sua loja online suporta? Não deixe de checar essa informação na última hora ou você corre um sério risco de perder vendas. Isso acontece porque o alto volume de tráfego ou picos de acessos simultâneos podem causar lentidão ou deixar o seu site fora do ar, o que acaba refletindo na experiência do cliente, que tende a desistir da compra.

Para evitar esse tipo de situação, verifique a quantidade de visitas que o seu servidor suporta e, se for o caso, contrate um serviço de hospedagem que aguente o aumento da demanda.

Layout

Preparar a sua loja virtual para o Dia das Mães é uma excelente oportunidade para chamar a atenção dos visitantes e aumentar a receita. Do mesmo jeito que as lojas físicas enfeitam as vitrines durante datas comemorativas, é importante fazer uma decoração temática para o seu site.

Faça o possível para encantar quem navega no seu e-commerce durante o período, mas lembre-se de manter a identidade visual da sua marca e garantir uma boa experiência UX.

Veja algumas mudanças para aplicar no seu site:

  • Insira banners temáticos.
  • Destaque promoções especiais, lançamentos, combos e etc.
  • Mude cores e imagens
  • Altere as descrições das mercadorias. Acrescentar apelos emocionais nas descrições tende a aumentar a conversão. Só tome cuidado para não exagerar.
  • Crie categorias especiais com produtos selecionados para a data e o que mais a imaginação mandar.

Leia também: Como usar o Canva para criar artes para sua loja virtual. Lembrando que a ferramenta não substitui o designer.

Embalagem e unboxing experience

A principal função da embalagem é proteger o produto durante o transporte e no caso de itens frágeis o cuidado é redobrado. Afinal, seu cliente não vai ficar nada satisfeito se o presente da mamãe chegar danificado. A dica para prevenir avarias é priorizar caixas de papelão, pois elas garantem mais proteção.

Outro ponto de atenção é que a embalagem está diretamente ligada ao preço do frete. Além do peso real das mercadorias, as transportadoras também consideram o peso cubado, que corresponde ao espaço que o produto ocupa nos veículos de entrega.

Dessa forma, você deve evitar embalagens muito grandes, já que elas acabam encarecendo o preço do frete. Também é recomendado usar materiais leves para preencher os espaços vazios dentro das caixas. E claro, sempre que possível, escolha opções sustentáveis.

Mas, além de proteger e de influenciar no preço do frete, a embalagem pode ser usada para fidelizar os consumidores no Dia das Mães. Para isso, aposte no unboxing experience (experiência unboxing), que consiste em surpreender positivamente o cliente ao desembalar o produto.

A seguir, confira algumas ideias para criar uma experiência unboxing encantadora para as mamães:

  • Customize as embalagens e demais itens de papelaria para o Dia das Mães.
  • Escreva uma cartinha ou envie uma mensagem especial para as mamães.
  • Invista em embalagens em braille.
  • Peça para os clientes avaliarem a experiência unboxing da sua loja.
  • Acrescente um mimo surpresa ou uma amostra grátis.
  • Ofereça um cupom de desconto ou frete grátis na próxima compra.
  • Trabalhe com embalagens e materiais sustentáveis. Assim você contribui com o meio ambiente e surpreende os consumidores que estão engajados com a causa.
  • Incentive os consumidores a postarem a abertura das caixinhas nas redes sociais. Isso ajuda a gerar divulgação gratuita.
  • Para aumentar o engajamento, crie hashtags temáticas para cada ação de unboxing do Dia das Mães e reposte os conteúdos na sua página oficial do Instagram ou Facebook, por exemplo.

Meios de pagamento

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que o cartão de crédito ainda é a modalidade de pagamento mais usada no e-commerce, sendo a opção preferida de 52% dos consumidores brasileiros.

Apesar da popularidade do PIX, o boleto bancário foi o segundo método de pagamento mais utilizado em compras mobile em 2021. De acordo com um levantamento do Mobile Time e Opinion Box, 13% dos consumidores optaram pelo boleto, enquanto o PIX ocupou a terceira posição e foi o preferido de 11% dos consumidores, seguido das carteiras digitais com 9% da preferência.

Além do PIX e das carteiras digitais, outra tendência que vem crescendo é o pagamento via QR Code. A porcentagem de brasileiros que já pagaram com QR Code subiu de 53% para 58% no último ano. Então, se você ainda não utiliza essa solução, é bom ficar de olho e analisar se ela atende as necessidades dos seus clientes.

Outro dado interessante é que uma pesquisa da Rock Content revelou que 35,7% dos brasileiros já desistiram de uma compra por não encontrar a forma de pagamento desejada.

A partir desses números, podemos concluir que oferecer diferentes meios de pagamento, permite alcançar mais perfis de consumidores. Com isso, as chances de abandono de carrinho diminuem.

Além disso, contar com condições de parcelamento facilitadas com mais de um cartão, por exemplo, motiva as pessoas a comprarem mais, principalmente se não houver juros.

No caso dos cartões, vale manter as funções crédito e débito. Também é imprescindível aceitar o máximo de bandeiras possível para garantir que mais pessoas consigam finalizar a compra. Todas essas possibilidades de pagamento facilitam bastante a experiência do cliente e geram resultados positivos para o seu negócio.

SEO

Se você quer aparecer nos resultados orgânicos do Google (ou de outros buscadores) e atrair visitantes neste Dia das Mães, invista em estratégias SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre) na sua loja virtual.

A seguir, separamos alguns recursos poderosos de SEO que precisam ser implantados no seu site. Confira:

  • Otimize as páginas de produtos: certifique-se de escolher uma palavra-chave (keyword) para cada página. Isso evita que outras seções do seu site concorram entre si. O ideal é que a palavra-chave esteja no título e na URL de cada página.
  • Utilize a palavra-chave de maneira correta: o ideal é que ela apareça nos títulos, subtítulos, meta títulos, descrição dos produtos, alt tags das imagens, nome dos arquivos (vídeos e fotos), URLs e nos primeiros parágrafos das páginas de produtos.
  • Crie URLs amigáveis: para ter mais chances de rankear nos buscadores, as URLs devem ser curtas, objetivas, fáceis de ler ou digitar. Também devem incluir o domínio do site e a palavra-chave. Por exemplo: “blog.melhorenvio.com.br/seo-para-loja-virtual/”.
  • Tome cuidado com o tamanho das imagens: imagens muito pesadas podem atrapalhar o carregamento da sua loja online e causar lentidão. Portanto, a recomendação é redimensionar as fotos antes de carregá-las no seu site. Existem diversas ferramentas online e gratuitas como o Tiny PNG e ILoveIMG , que reduzem o tamanho dos arquivos sem diminuir a qualidade.
  • Tenha um site responsivo ou mobile first: as duas versões podem ajudar a melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de buscas. No caso do Google, por exemplo, o algoritmo se baseia no mobile first indexing, ou seja, sites que são otimizados para dispositivos móveis tendem a aparecer bem posicionados nos resultados das buscas.
  • Aposte no marketing de conteúdo: outra maneira para aumentar o tráfego orgânico do seu site é criar conteúdos relevantes para a sua audiência, como por exemplo: publicar posts no blog da sua loja que ajudem a decisão de compra dos clientes, criar vídeos tutoriais sobre determinados produtos, fazer lives, lançar e-books, fazer infográficos, entre outros.

Para obter ainda mais resultados, inclua boas práticas de link building no seu planejamento SEO. Basicamente, essa estratégia consiste em trocar links com parceiros qualificados. Dessa forma, seu conteúdo será publicado em sites externos e, consequentemente, vai trazer mais tráfego para sua loja.

A seguir, confira ideias de presentes para vender no Dia das Mães.

2. Kits e presentes para o Dia das Mães 2022

Uma dúvida que assola bastante gente é o que dar de presente no Dia das Mães. Este também pode ser um desafio à parte para os lojistas, pois é preciso escolher quais produtos destacar nas campanhas promocionais durante a data comemorativa.

É essencial respeitar as individualidades e desejos das mamães. Não se esqueça que antes de serem mães, elas são mulheres e a vida delas não gira apenas em torno da casa, dos filhos ou da família.

Portanto, tome muito cuidado para evitar estereótipos e clichês associados à imagem materna. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. No próximo tópico, trouxemos alguns insights valiosos sobre a maternidade e a figura materna.

Além disso, é preciso pensar em quem vai presentear. Uma estratégia é apostar em páginas especiais, como por exemplo: “Precisa de ajuda para encontrar o presente perfeito para a mamãe?”, onde você pode sugerir presentes variados para o Dia das Mães.

Para auxiliar quem está navegando no seu site a encontrar um mimo mais rápido, monte guias segmentados:

  • Faixa de preço: presentes até R$50; até R$ 99; até 199 e etc.
  • Perfis e estilos das mamães: tecnológicas, feministas, liberais, religiosas, gastronômicas, esportistas, fashionistas, casuais, viajantes, enófilas, que apreciam uma gelada… Enfim, a lista não acaba.

Dica: aproveite o Dia das Mães para estimular a venda de gift cards, cartão ou vale presente. Essas são excelentes alternativas para atrair consumidores indecisos ou que não querem errar na escolha do presente.

Montar kits e cestas para o Dia das Mães é outra dica que funciona super bem para ajudar os clientes que estão em dúvida sobre qual presente comprar. Sem contar que, com essa estratégia, você tem a oportunidade de fazer as pessoas conhecerem novas marcas, vender itens “parados” do estoque e elevar o ticket médio do seu e-commerce.

Confira algumas ideias para vender no Dia das Mães 2022:

Kit Dia das Mães: mãos à obra

Quem acha que e-commerces do segmento de construção ficam de fora da celebração do Dia das Mães está muito enganado. Você pode comercializar kits específicos para mães que amam montar móveis, para aquelas que gostam de jardinagem, pintura e muito mais. Investir em produtos personalizados como kits de ferramentas, por exemplo, também é uma ótima sugestão para atrair mais clientes.

Kit Dia das Mães cervejeiras

Quer se diferenciar da concorrência? Então, faça kits de cervejas artesanais e inclua itens adicionais como aperitivos gourmet, camisetas, cartões e etc. Para tornar a experiência ainda mais personalizada, monte um questionário dentro do site, a fim de traçar um perfil de quem vai receber o presente. A partir dos resultados, você pode sugerir kits com cervejas sob medida para cada mamãe.

Kit para as mamães que amam plantinhas

Sabemos que coração de mãe sempre cabe mais um, ainda mais se for uma plantinha. As possibilidades são infinitas, veja algumas sugestões:

  • Kit raridade: monte um mix de plantas exóticas ou raras.
  • Kit cultivar: para as mamães que gostam de plantar seu próprio jardim.
  • Kit frutíferas: aqui vale montar kits com mudas ou com vasos de árvores frutíferas. Inclua também opções com sementes orgânicas.
  • Kit impossível de matar ou não sei cuidar de plantas: essa vai para mamães que amam plantas, mas não sabem ou não têm paciência de cuidar. Monte kits com espécies resistentes, tá?!

Kit íntimo ecológico

As mamães que estão antenadas nas questões ambientais adorariam receber um kit com calcinha, absorvente e produtos de higiene pessoal ecológicos. Para quem não tem um leque muito grande de produtos para montar os kits, vale fechar parcerias com outras lojas.

Kit para mães veganas

Que tal montar uma caixa para o Dia das Mães com produtos veganos? Essa sugestão pode ser adaptada por e-commerce de diferentes segmentos como alimentos, bebidas, moda, beleza e muito mais.

Família de duas mães e o bebê

3. Importância da divulgação no Dia das Mães

Antes de divulgar promoções ou dicas de presente para o Dia das Mães é muito importante entender a realidade das mulheres reais e deixar de lado essa construção social da mãe perfeita.

A representação da maternidade e da figura da mãe mudou muito nas últimas décadas. Dados da pesquisa da Think With Google trazem insights preciosos sobre as mudanças que aconteceram ao longo dos anos.

Representação da maternidade ao longo dos anos: Imagem/Reprodução Think With Google.

Até a década de 1970 a mãe era representada pela figura da dona de casa que deveria cuidar do lar e da família. Entre 1980 e os anos 2000 ela assume um lugar de perfeição sendo associada aos “comerciais de margarina”.

A partir de 2010, as mães são colocadas em uma posição de super-heroínas e guerreiras que devem se sacrificar pelos filhos. Podemos perceber que durante muito tempo houve uma construção estereotipada em torno da imagem das mães. A representação da maternidade real, muitas vezes solitária e exaustiva, ou da mãe vulnerável ainda é muito recente e pouco explorada na publicidade.

Tanto que, segundo a pesquisa do Google, a maioria das entrevistadas se sentem pouco representadas nas propagandas do Dia das Mães.

Logo, é preciso prestar atenção nas tendências atuais. Se a sua loja explorar representações mais verdadeiras da maternidade, as chances de sua marca se conectar com público é bem maior.

Portanto, o primeiro passo é definir um tema para sua campanha de Dia das Mães. Depois, é necessário escolher os canais que serão utilizados e quando começar a divulgação – o mais recomendado é esperar a Páscoa acabar.

Abaixo, separamos algumas estratégias de marketing para o Dia das Mães:

  1. Considere investir em mídias pagas. Criar anúncios no Google Ads, Facebook & Instagram Ads, entre outros, é uma alternativa eficaz para atingir seu público-alvo mais rapidamente.
  2. Faça divulgação orgânica nas redes sociais em homenagem ao Dia das Mães.
  3. Use o e-mail marketing a seu favor. Inclusive, dependendo do segmento do seu e-commerce, tente reativar leads da Páscoa por meio do e-mail marketing.
  4. Firme parcerias com influenciadores digitais que tenham alguma relação com o seu nicho. Não se prenda apenas ao Instagram. Redes sociais como TikTok, LinkedIn, Twitter e YouTube também possuem influenciadores que são referências em diversos assuntos. De quebra, você tem mais chances de atingir novos leads.

Mulher tranquila

4. Importância do frete no Dia das Mães

Preparar a gestão de frete para o Dia das Mães é uma etapa primordial para o sucesso das vendas. Afinal, conforme uma pesquisa realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com Opinion Box, 58% dos consumidores deixaram de comprar online em 2021 devido ao preço alto do frete.

Entretanto, não é só o preço dos envios que afasta os consumidores. O prazo de entrega também influencia a decisão de compra, tanto que 56% dos entrevistados não comprariam novamente em lojas com prazo de entrega longo.

Portanto, para garantir a satisfação da sua clientela, você deve trabalhar com no mínimo duas transportadoras. Porém essa alternativa tende a ser mais burocrática, já que a gestão de frete é feita em mais de um sistema. Além disso, é necessário assinar contratos individuais com cada empresa e as condições impostas nem sempre são vantajosas para todos os negócios.

Uma saída é usar plataformas de cotação de frete como o Melhor Envio, que está preparado para atender e-commerces de todos os tamanhos e segmentos. Na Calculadora de Fretes, o lojista pode comparar preços e prazos de entrega nas principais transportadoras nacionais e escolher aquela que tiver as melhores condições.

O Melhor Envio disponibiliza diferentes modais (aéreo, rodoviário) e modalidades de frete (econômico, expresso). Dessa forma, o lojista tem mais liberdade na hora de definir as campanhas de frete da loja virtual.

Leia também: Veja como conquistar o cliente com a entrega expressa.

E para quem vende pelas redes sociais ou em canais que não possuem integração com o Melhor Envio, é possível cobrar o frete dos clientes por meio da funcionalidade Meus Links de Frete. Tudo que você precisa fazer é gerar um link de cotação e compartilhar com os seus clientes, para que eles calculem o preço e prazo de entrega sozinhos.

Baixe o nosso e-book “Guia prático do frete para e-commerce” e fique por dentro das principais estratégias de frete para aplicar no seu negócio.

Outra maneira de fidelizar os clientes e qualificar a experiência de compra é por meio do rastreio de encomendas. Aqui no Melhor Envio, temos uma plataforma gratuita que centraliza todos os rastreios em um único lugar. Com o Melhor Rastreio, lojista e cliente ficam seguros, pois ambos conseguem acompanhar a movimentação do pedido.

Para entender passo a passo como o Melhor Rastreio funciona, assista ao vídeo:

Frete grátis

Outro fator que está diretamente ligado à decisão de compra dos clientes é o frete gratuito.
Segundo a edição 44 do relatório Webshoppers, as promoções preferidas dos consumidores em 2021 foram: frete grátis (78%), cupom de desconto (70%) e descontos no preço dos produtos (59%).

Segundo um levantamento feito pelo Meliuz, o preço baixo, a facilidade de pagamento, o cashback e o frete grátis foram os fatores decisivos nas compras do Dia das Mães de 2021.

Então, se você quer aumentar as vendas, considere oferecer o frete grátis. Para não errar, defina quando e como oferecer os envios gratuitos.

Confira 5 estratégias de frete grátis para aplicar no seu e-commerce:

  1. Frete grátis por região: faça um levantamento das regiões onde o preço dos envios é mais barato e ofereça frete grátis apenas para esses locais.
  2. Frete grátis acima de um determinado valor: para cobrir os custos do frete, estipule um valor mínimo de compra e ofereça a entrega gratuita em pedidos acima daquele valor.
  3. Frete grátis em produtos selecionados: nem sempre é viável manter a gratuidade dos envios para todas as mercadorias. A dica é disponibilizar o frete grátis em produtos selecionados para o Dia das Mães, por exemplo.
  4. Frete grátis para clientes VIPs: você garante a satisfação dos clientes recorrentes e ainda desperta o interesse de outros consumidores, que podem entender que é vantajoso comprar com frequência no seu e-commerce.
  5. Frete grátis para membros do clube de assinatura: essa estratégia está em alta e se popularizou com o serviço “Prime” da Amazon. No clube de assinatura, o cliente paga uma mensalidade e tem direito a diversos benefícios, que variam de acordo com cada negócio, como por exemplo: frete grátis, descontos, mimos, etc.

Se você sente dificuldades em fazer campanhas de frete grátis lucrativas, baixe agora mesmo a Calculadora de Frete Grátis do Melhor Envio e calcule em quais produtos é possível garantir a gratuidade do envio sem comprometer a margem de lucro.

Temos um artigo especial mostrando como a Calculadora de Frete Grátis funciona. E como é de praxe, um vídeo no nosso canal:

Logística reversa

Por fim, e não menos importante, a sua loja virtual está preparada para as trocas e devoluções do Dia das Mães? Conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de sete dias, após o recebimento do produto, para desistir da compra.

Como o custo do frete reverso é uma responsabilidade do lojista, é preciso encontrar opções de envio com preços mais favoráveis, caso contrário, você pode acabar comprometendo a saúde financeira da sua loja.

Usando a ferramenta de logística reversa do Melhor Envio você consegue fazer a cotação do frete reverso em poucos segundos, comparar condições em diversas transportadoras e agilizar o envio da etiqueta de frete para o cliente.

Para cotar um envio reverso, basta acessar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio, marcar a opção “Logística Reversa”, fazer a cotação e gerar a etiqueta de frete normalmente.

Ficou com dúvidas? Assista ao vídeo do canal do Melhor Envio no YouTube, onde mostramos como usar a ferramenta de logística reversa do Melhor Envio, ou leia o artigo que preparamos sobre o assunto.

Esperamos que as dicas ajudem a impulsionar o seu e-commerce no Dia das Mães 2022. Para otimizar a logística da sua loja virtual, conte com o Melhor Envio!

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