Imprensa livre e independente
16 de junho de 2019, 18h18

Daniel Filho chama governo de Jair Bolsonaro de “imbecilidade reinante”

Diretor fez críticas ao presidente da república e aos cortes na área cultural

Consagrado por ter dirigido filmes e progarmas de TV históricos no Brasil, Daniel Filho deu entrevista para o jornal Folha de S. Paulo neste domingo (16) onde não poupou palavras para avaliar ao governo federal e o presidente Bolsonaro. O diretor é responsável por obras como Malu Mulher, Confissões de Adolescentes e E se Eu Fosse Você. Em uma clara referência ao discurso onde Jair Bolsonaro chamou os estudantes de idiotas úteis, Filho negou que isso seja verdade, ampliando a fala para outras áreas. “O Brasil não é de idiotas. Se fosse de idiotas não tínhamos feito tudo que fizemos....

Consagrado por ter dirigido filmes e progarmas de TV históricos no Brasil, Daniel Filho deu entrevista para o jornal Folha de S. Paulo neste domingo (16) onde não poupou palavras para avaliar ao governo federal e o presidente Bolsonaro. O diretor é responsável por obras como Malu Mulher, Confissões de Adolescentes e E se Eu Fosse Você.

Em uma clara referência ao discurso onde Jair Bolsonaro chamou os estudantes de idiotas úteis, Filho negou que isso seja verdade, ampliando a fala para outras áreas. “O Brasil não é de idiotas. Se fosse de idiotas não tínhamos feito tudo que fizemos. O cinema brasileiro não é idiota, a televisão brasileira não é idiota”.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

O diretor também se queixou da falta de atitude de parte da população brasileira, especialmente a classe artística. “Todos nós [artistas e produtores culturais] estamos parados, sofrendo diante dessa imbecilidade reinante”.

A falta de investimento na área do audiovisual também é um dos motivos das críticas de Daniel Filho. Para a verba liberada pelo governo não pode ser vista como uma doação, mas como algo que também ajuda a girar a economia do país.

Veja também:  Deborah Secco rebate Bolsonaro sobre declaração contra o filme Bruna Surfistinha

“Ah pegou R$ 4 milhões para fazer um filme. Não, eu não peguei R$ 4 milhões e comprei um apartamento. Esse dinheiro rodou, está rodando, tem gente trabalhando, pagando imposto, isso está sendo tributado. Se levantar o número de imposto que a gente paga, a gente devolve mais dinheiro do que supostamente nos é dado”.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum