Imprensa livre e independente
09 de abril de 2016, 20h55

Datafolha: Em simulação para 2018, tucanos caem e Alckmin empata com Bolsonaro

Em relação à pesquisa anterior, somente o ex-presidente Lula sobe acima da margem de erro entre os principais candidatos, liderando numericamente a disputa em três dos quatro cenários. Aécio perdeu dez pontos desde dezembro Por Redação A pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (9) simulando quatro cenários distintos para as eleições presidenciais de 2018 mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando em três deles, sendo que no quatro ele está empatado tecnicamente na liderança com Marina Silva (Rede). Em relação ao último levantamento do instituto, feito entre 17 e 18 de março, o divulgado hoje, realizado de 7 e 8...

Em relação à pesquisa anterior, somente o ex-presidente Lula sobe acima da margem de erro entre os principais candidatos, liderando numericamente a disputa em três dos quatro cenários. Aécio perdeu dez pontos desde dezembro

Por Redação

A pesquisa Datafolha divulgada na noite deste sábado (9) simulando quatro cenários distintos para as eleições presidenciais de 2018 mostra o ex-presidente Lula (PT) liderando em três deles, sendo que no quatro ele está empatado tecnicamente na liderança com Marina Silva (Rede).

Em relação ao último levantamento do instituto, feito entre 17 e 18 de março, o divulgado hoje, realizado de 7 e 8 de abril, mostra que o petista foi o único que cresceu acima da margem de erro, ganhando entre 4 e 5 pontos conforme o cenário.

Já os candidatos do PSDB apresentaram queda em todas as situação analisadas. Aécio caiu mais dois pontos na nova sondagem, acumulando dez perdidos desde dezembro. Hoje, tem 17%. Na simulação em que ele, Serra, Alckmin e Moro são candidatos, o senador mineiro tem 12 pontos.

Veja também:  Perfil de Lula no Twitter comenta nova reportagem da Vaza-Jato: "A máscara deles vai cair"

Para Alckmin, o cenário é ainda mais desolador. Quando ele é o candidato do PSDB, tem 9 pontos, menos dois em comparação com a última sondagem. Nessa situação, ele aparece em empate técnico com Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSC), que aparecem com 8. Na situação em que aparecem os três tucanos, ele tem 5, empatado com Serra e numericamente atrás de Ciro Gomes e Bolsonaro, que têm 6. José Serra tem 11 pontos quando aparece como candidato do PSDB.

Confira abaixo os resultados:

Cenário 1 (Com Aécio)

Lula (PT) – 21%
Marina (Rede) – 19%
Aécio (PSDB) – 17%
Bolsonaro (PSC) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 7%

Cenário 2 (Com Alckmin)

Marina (Rede) – 23%
Lula (PT) – 22%
Alckmin (PSDB) – 9%
Bolsonaro (PSC) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 8%

Cenário 3 (Com Serra)

Lula (PT) – 22%
Marina (Rede) – 22%
Serra (PSDB) – 11%
Bolsonaro (PSC) – 7%
Ciro Gomes (PDT) – 7%

Veja também:  Substituta de Moro, Gabriela Hardt disse que delator da Odebrecht não mentiu sobre Sítio de Atibaia

Cenário 4 (Com os três tucanos e Sérgio Moro)

Lula (PT) – 21%
Marina (Rede) – 19%
Aécio (PSDB) – 12%
Sérgio Moro (sem partido) – 8%
Bolsonaro (PSC) – 6%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
Serra (PSDB) – 5%
Alckmin (PSDB) – 5%

Foto de capa: Pedro França/Agência Senado

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum