Imprensa livre e independente
14 de julho de 2019, 08h25

Datafolha aponta que 11 milhões de brasileiros são terraplanistas

Vale lembrar que o “guru” do presidente Jair Bolsonaro, Olavo de Carvalho, expressa várias dúvidas em relação ao formato da Terra

Foto: NASA
Segundo dados obtidos por pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no começo do mês de julho deste ano, 11 milhões de brasileiros – cerca de 7% da população – são terraplanistas. É o primeiro levantamento que mostra, em números, o crescimento do movimento que acredita que a Terra é plana no Brasil. Na pesquisa, realizada com 2.086 entrevistados de 16 anos ou mais em 103 cidades, apenas 90% dos entrevistados afirmaram que a Terra é redonda. Segundo a pesquisa, esse pensamento se torna mais popular conforme o nível inverso de escolaridade: o terraplanismo é mais aceito por pessoas que deixaram o...

Segundo dados obtidos por pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no começo do mês de julho deste ano, 11 milhões de brasileiros – cerca de 7% da população – são terraplanistas. É o primeiro levantamento que mostra, em números, o crescimento do movimento que acredita que a Terra é plana no Brasil.

Na pesquisa, realizada com 2.086 entrevistados de 16 anos ou mais em 103 cidades, apenas 90% dos entrevistados afirmaram que a Terra é redonda. Segundo a pesquisa, esse pensamento se torna mais popular conforme o nível inverso de escolaridade: o terraplanismo é mais aceito por pessoas que deixaram o ensino fundamental, enquanto 6% dos que negam o formato redondo do planeta concluíram o ensino médio e 3%, o ensino superior.

O levantamento mostrou que o terraplanismo está se tornando mais popular entre os mais jovens: 7% dos brasileiros com menos de 25 anos acreditam que a Terra é plana, enquanto a porcentagem cai para 4% na faixa etária entre 35 e 44 anos. No entanto, o movimento ainda é mais aceito por pessoas acima de 60 anos (11%).

A pesquisa também apontou que adeptos das religiões católica (8%) e evangélica (7%) são os que mais acreditam na Terra plana, enquanto adeptos de religiões afro-brasileiras como candomblé e umbanda somaram 0% dos terraplanistas.

Em relação aos partidos políticos, o Datafolha mostrou que o maior número de terraplanistas são votantes do MDB (14%), seguido pelos apoiadores do PSL (10%), partido de Jair Bolsonaro. Vale lembrar que o “guru” do presidente, Olavo de Carvalho, expressa várias dúvidas em relação ao formato da Terra.

O número de brasileiros que negam o formato redondo do planeta condiz com outra pesquisa realizada em 2018 nos Estados Unidos, país em que o terraplanismo ganhou força nos últimos anos com conferências regulares e até um cruzeiro para “a beirada da Terra”. Segundo o levantamento do YouGov, 2% dos estadunidenses acreditam na Terra plana, sendo que os jovens abaixo de 25 anos são duas vezes mais propensos a fazer parte do movimento.

Na pesquisa Datafolha, foram entrevistadas 2.086 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios brasileiros, em 4 e 5 de julho. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Veja também:  Freixo explica como a reforma da Previdência vai tirar mais de quem tem menos

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum