Imprensa livre e independente
01 de março de 2019, 12h13

De acordo com pesquisa, militares continuam a acreditar que brasileiros não sabem votar

A pesquisa precede a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro e de seus oito ministros militares

Foto: Reprodução
De acordo com a coluna de Maria Cristina Fernandes, no Valor, os militares, a despeito do que pensavam há 30 anos, continuam acreditando que os brasileiros não sabem votar. A afirmação vem após o que ela considera como a mais abrangente pesquisa já realizada com militares, prestes a ser publicada em livro, “Para Pensar o Exército Brasileiro no Século XXI” (Eduardo Raposo, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sarita Schaffel, PUC-Rio). O baixo nível educacional da população e a corrupção dos políticos somaram quase 90% das respostas quando o questionário elaborado pelos autores lhes apresentou uma cartela de alternativas para...

De acordo com a coluna de Maria Cristina Fernandes, no Valor, os militares, a despeito do que pensavam há 30 anos, continuam acreditando que os brasileiros não sabem votar. A afirmação vem após o que ela considera como a mais abrangente pesquisa já realizada com militares, prestes a ser publicada em livro, “Para Pensar o Exército Brasileiro no Século XXI” (Eduardo Raposo, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sarita Schaffel, PUC-Rio).

O baixo nível educacional da população e a corrupção dos políticos somaram quase 90% das respostas quando o questionário elaborado pelos autores lhes apresentou uma cartela de alternativas para os fatores mais prejudiciais à democracia no Brasil.

A pesquisa precede a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro e de seus oito ministros militares, mas é o que de mais próximo existe sobre os valores da corporação que voltou a mandar no país. Ampliou, em número de entrevistados e em temas abordados, a pesquisa, também publicada pela PUC-Rio, “A Construção da Identidade do Oficial do Exército Brasileiro” (Valor, 04/01/2019).

Veja também:  No Itamaraty, Eduardo Bolsonaro discute Foro de São Paulo com Ernesto Araújo

Fruto de uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Educação e a PUC do Rio, a iniciativa se destinava, originalmente, a aproximar as Forças Armadas da vida democrática numa época de desinteresse generalizado pela temática militar.

Veja mais detalhes aqui

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum