LUTO

O legado de Pelé – Por Jorge Monteiro

Minha tristeza em ver Pelé nos deixando é latente e forte, pois ele é o principal símbolo de vitória de um negro no nosso país racista

O Rei do Futebol.Créditos: Reprodução/Twitter/SantosFC.
Por
Escrito en DEBATES el

As pessoas querem sempre questionar o inquestionável por uma série de motivos. Pode ser por frustração, inveja ou simplesmente preconceito, como é o caso de Edson Arantes do Nascimento, o nosso Rei do Futebol e Atleta do Século, Pelé.

O atleta Pelé foi a pessoa que aplicou a perfeição na sua arte, que foi jogar bola, ele virou referência quando você chega ao topo de qualquer profissão. Quem nunca viu alguém falando, “opa, você é o Pelé da matemática hein?”, outro exemplo clássico quando falam que Michael Jordan é o Pelé do basquete, ou seja, é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos.

Por mais que ele tenha feito 1.280 gols, ganhar 5 títulos mundiais (3 pela seleção e 2 pelos Santos), mais de 50 prêmios individuais, ter feito do Santos o time mais famoso do mundo, ter sido eleito Rei do Futebol e Atleta do Século XX, as pessoas ainda querem contestá-lo e fazê-lo ser uma pessoa descartável.

Ayrton Senna, rico, privilegiado e branco, teve 10 anos de carreira na Formula 1. Quando faleceu virou um Semideus para o país. Na época, eu tinha 13 anos e imaginei que, quando o Pelé fosse nos deixar, iria ser feriado nacional com o dobro da repercussão. Ledo engano.

Pois para um homem que nasceu pobre e negro como Pelé, que é a principal representatividade do nosso país no mundo, devido às suas conquistas esportivas, vão sempre julgá-lo e condená-lo pelos seus erros na sua vida particular, que foram muitos e sim definitivos. Evidente que o seu grande erro de vida foi com a sua filha Sandra Regina, abandonada sem contar com o mínimo respeito. É condenável e em algum outro plano ele terá que pagar por isso. Mas não podemos cair nessa imposição branca de querer nos diminuir e nos taxar pejorativamente. O atleta Pelé é inquestionável e inabalável.

Minha tristeza em ver Pelé nos deixando é latente e forte, pois ele é o principal símbolo de vitória de um negro no nosso país racista. Sem ele, precisamos de mais representatividades que nos façam nos sentir vivos e esperançosos de termos uma vida melhor e digna.

O legado de Pelé para o amante do esporte é único e eterno e o país precisa ter esse mesmo pensamento, exaltá-lo sempre para a eternidade e esse texto é um exemplo disso, incontestavelmente.

Obrigado Rei. Por você ser o símbolo máximo do esporte mais popular do mundo. Descanse em paz!

*Jorge Monteiro é jornalista, participante dos coletivos Futebol, Mídia e Democracia e Respeito Futebol Clube, além de fundador e comentarista da página Jogo Limpo no Facebook.

**Texto publicado originalmente em Jornal Empoderado.

***Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Fórum.

Temas