A FORÇA DAS MULHERES

Vamos às urnas por um Brasil que nunca mais questione nossos direitos – Por Mônica Caldeira

Somos 52,5% do eleitorado brasileiro e, juntas, podemos eleger quem faça um Brasil e um DF diferentes

As mulheres têm um papel decisivo nas eleições.Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil
Por
Escrito en DEBATES el

Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. A frase é da professora, escritora, filósofa e ativista feminista Simone de Beauvoir. A máxima é do século passado, mas segue atual. E é também nas urnas que as mulheres expressam a preocupação com o que sintetizou Beauvoir.

Ainda que o pensamento da professora feminista não seja amplamente conhecido, as mulheres, sobretudo as negras, têm plena noção do que disse Simone de Beauvoir. Um conhecimento adquirido no dia a dia de privações e opressões. Prova disso foi o fosso que se abriu nas intenções de voto entre homens e mulheres nas eleições de 2018.

Naquelas eleições, pesquisa do Ibope mostrou que, quando abertas as intenções de voto por sexo, Bolsonaro tinha apoio de 36% dos homens e 18% das mulheres. Afinal, o à época candidato chegou a verbalizar que não estupraria a deputada Maria do Rosário por ela “não merecer” e defendeu que mulheres deveriam receber menos que homens, já que engravidavam. Só quem é mulher pôde, de fato, temer nas proporções devidas as políticas que poderiam ser implementadas caso Bolsonaro fosse eleito.

Por uma série de fatores – a maioria deles intragável – ele se tornou presidente do Brasil, e como já era de se esperar, a máxima de Simone Beauvoir foi colocada em prática.

A crise na política gerou falta de governabilidade, desrespeito às instituições, o toma-lá-dá-cá, os casos de corrupção seguidos de decretos de sigilo. Na economia, desinteresse dos investidores, desemprego, inflação. Na religião, a apropriação de crenças para a imposição da intolerância, do ódio, da violência. Crises essas geradas intencionalmente para convergir no afago ao deus mercado.

Como resposta às crises, políticas cruéis para as mulheres, como o Teto de Gastos (EC 95), a reforma trabalhista e a reforma da Previdência. Elas atingem toda a sociedade, mas têm como alvo prioritário os direitos das mulheres, principalmente as negras.

Por causa do Teto de Gastos, o país que tem uma das taxas mais altas de feminicídio do mundo não construiu novos abrigos para mulheres, por exemplo.

Como consequência da reforma trabalhista, o Brasil chegou a números históricos de desemprego e condições alarmantes de precarização do trabalho. E foram as mulheres, sobretudo as negras e pobres, as primeiras a serem demitidas de seus postos de trabalho.

Entre as perdas com a reforma da Previdência, mulheres tiveram que trabalhar mais (inclusive mais que os homens, com a alteração da idade mínima de aposentadoria) e ter maior tempo de contribuição. Historicamente tratadas com desigualdade, mulheres tiveram seus direitos previdenciários desigualmente impostos, e aumentaram seus sacrifícios enquanto trabalhadoras. Mais uma vez, principalmente as mulheres negras e pobres.

Isso sem falar que, com Bolsonaro no poder, a violência de gênero também cresceu. Segundo o Barômetro de Alerta sobre a situação de direitos humanos e ambientais no país, realizado pela Coalizão Solidariedade Brasil, em 2019, três em cada dez mulheres sofreram algum tipo de violência e um estupro foi cometido a cada oito minutos. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no país, e o assédio e a importunação sexuais tiveram crescimento de 17%. A maioria das vítimas negras.

Muitos dos nossos direitos foram questionados com afinco nos últimos anos, inclusive o direito ao corpo, à dignidade, à vida. A resposta a isso vem sendo mostrada, de novo, nas intenções de voto. Pesquisa Datafolha do dia 15 de setembro mostra que 46% das mulheres dizem votar em Lula, enquanto 29% escolhem Bolsonaro.

Embora a equipe de Bolsonaro venha dando duro para que o candidato atinja uma porcentagem maior do público feminino, ele tropeça na própria misoginia. O ataque à jornalista Vera Magalhães no primeiro debate realizado entre presidenciáveis deixou isso claro. Bolsonaro tem desprezo pelas mulheres e nem repara. Para ele, isso sempre foi naturalizado. Foi ele mesmo que disse: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”.

Nós mulheres somos determinantes na decisão dos rumos do nosso país e das nossas próprias vidas. Somos 52,5% do eleitorado brasileiro e, juntas, podemos eleger quem faça um Brasil e um DF diferentes: com oportunidade de emprego e igualdade salarial, com direito à creche, com escolas públicas de qualidade para nossos filhos, com serviços públicos que atendam nossas necessidades. Um Brasil que não coisifique as mulheres, que preze pela nossa segurança e pelas nossas vidas. Um Brasil que nos respeite e que nunca mais questione os nossos direitos.

Precisamos ir às urnas dia 2 de outubro com essa consciência.

*Mônica Caldeira é professora e coordenadora da Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro-DF.

**Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.