Quando aprenderemos a verdade?, por Zé Barbosa

A verdade é que o jogo de vaidades daqueles que poderiam enfrentar esse monstro é maior que a vontade de vencê-lo

Jair Bolsonaro e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en OPINIÃO el

Por Zé Barbosa Junior.

Um presidente mentiroso, eleito por conta de mentiras, faz um governo mentiroso para um país que finge estar bem. O que há de verdade hoje no Brasil?

Porque a verdade é que temos um ser repugnante na presidência, que ainda não sabe o que é governar e precisa viver numa eterna campanha contra “os comunistas, os petistas, os esquerdistas e tudo isso que está aí para destruir a família e o país” (é o que sempre diz em seus discursos mentirosos).

Porque a verdade é que temos um time de ministros de fachada que estão a serviço sabe-se lá de quem (na verdade sabemos), com o único objetivo de entregar todas as riquezas e o comando do Brasil ao “grande senhor” da América, os Estados Unidos.

Porque a verdade é que a pauta moralista é vergonhosamente manipulada por bandidos que se apoderaram de algumas igrejas e hoje falam como se fossem donos da religião e da fé de milhares de pessoas, que se submetem aos desvarios dessa quadrilha formada por Malafaias, porque eles são muitos, como aquela legião de demônios que enfrentou Jesus em Gadara.

Porque a verdade é que nunca tivemos um governo tão corrupto, formado por milicianos e “cidadãos de bem” que nada sabem sobre justiça e igualdade, mas vivem para promover o ódio, a ganância, o individualismo e continuam em seus esquemas perversos, onde a vida humana é absurdamente abusada e violentada.

Porque a verdade é que muitos em nosso país odiaram um governo que tentou (ainda que com algumas falhas) dar um pouco mais de dignidade ao povo mais pobre e iniciou políticas de reparação histórica aos nossos piores pecados e maldades: o elitismo, o racismo, a lgbtfobia e o machismo estruturais de nossa adoecida e adoecedora sociedade.

Porque a verdade é que os poderosos em nada são ameaçados com a pandemia e continuam enriquecendo de forma absurda e fraudulenta, às custas do sofrimento de um povo levado como gado por um terrível tirano que desdenha das mortes e promete dar porrada em quem o questiona.

Porque a verdade é que o jogo de vaidades daqueles que poderiam enfrentar esse monstro é maior que a vontade de vencê-lo. Os projetos particulares de poder parecem ter invadido e sabotado até mesmo aqueles que, juntos, talvez fizessem frente à perversidade que nos domina.

Porque a verdade é dura, nós a sabemos. E mais: ela realmente liberta. Não essa “verdade” mentirosa de Bolsonaro e seus comandados. Mas essa que nos expõe friamente a realidade e como mudá-la.

O problema? O de sempre, que inclusive já foi cantada por Beto Guedes e tantos outros:

“A lição sabemos de cor, só nos resta aprender...”