Queremos respeito e não vamos calar, por Carol Borges

Jovem assediada por motorista de Uber expõe ataques contra ela após denúncia do caso

Reprodução/Instagram
Escrito en DEBATES el

Por Carol Borges

No dia 16 de fevereiro, solicitei um Uber e ao decorrer da corrida fui assediada verbalmente pelo motorista do aplicativo.

Agumas semanas após o ocorrido, me sinto mais confortável para falar sobre o caso.

Durante a corrida, ele fez vários comentários desagradáveis e não solicitados.

Deixei claro que não tinha interesse, ele insistiu.

Disse que era menor de idade, ele insistiu.

Tive medo. Sorri por não saber qual reação podia ter. Medo. Muitas mulheres, senão todas, entendem bem o que essa palavra significa.

Vivemos com medo. Medo de sair na rua, medo de viver, de expôr, medo de denunciar, de reagir. Não sabemos qual a reação das pessoas ou do assediador no momento em que levantamos a voz para falar e mostrar o que nos desrespeita e nos desgrada.

Gravei o assédio. Ele mesmo admitiu, falou da minha roupa, que eu provoquei.

Ainda assim, mesmo com provas, sempre duvidam de nossa voz. Nunca é o suficiente, sempre tentam culpar a vítima e amenizar o lado do assediador. Tentam achar justificativas no passado das mulheres, investigam toda a sua vida para ver se você ''mereceu'' tal ocorrido. Seja pela roupa, pelo jeito de falar, de sentar, de levar a vida.

É incrível ter que falar isso em 2020, mas NADA dá o direito a alguém de desrespeitar uma mulher. Nossas roupas não são convites e o nosso estilo de vida não te diz respeito. O que uma mulher ESCOLHE fazer com a vida dela não é da sua conta e muito menos uma justificativa para desrespeitá-la. A nossa vida não se limita aos homens.

Exigimos mais respeito e liberdade para viver em paz e não sermos vistas como objetos sexuais. Exigimos mais respeito pois ele é nosso por direito.
Às mulheres, digo para que não se calem. Procurem ajuda. Exponham. Reajam. Não deixe confortável quem te desrespeita. E por mais que tenha me assustado toda essa repercussão inesperada, vejo que não estamos sozinhas. [caption id="attachment_210399" align="aligncenter" width="496"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210398" align="aligncenter" width="496"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210397" align="aligncenter" width="496"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210396" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210395" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210394" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210393" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210392" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210391" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210390" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210389" align="aligncenter" width="606"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210388" align="aligncenter" width="606"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210387" align="aligncenter" width="720"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210386" align="aligncenter" width="496"] Reprodução/Instagram[/caption] [caption id="attachment_210385" align="aligncenter" width="496"] Reprodução/Instagram[/caption]

Temas