Alunas de medicina fazem blackface e ironizam: “inclusão social”

Foto com piadas racistas foi feita por estudantes do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) durante os jogos das faculdades do curso e divulgada nas redes sociais.

(Reprodução/Facebook)
Escrito en DIREITOS el

Foto com piadas racistas foi feita por estudantes do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) durante os jogos das faculdades do curso e divulgada nas redes sociais

Por Leonardo Furhmann, do SPressoSP

[caption id="attachment_72501" align="alignleft" width="222"](Reprodução/Facebook) (Reprodução/Facebook)[/caption]

Um grupo de alunas da Faculdade de Medicina da Uniara (Centro Universitário de Araraquara), no interior paulista, fez uma foto com blackface durante uma competição universitária e publicou nas redes sociais com diversos comentários irônicos a respeito da questão racial no país.

A publicação causou indignação nos usuários do Facebook. A autora da postagem colocou a hashtag #pestenegra. Outras duas colegas, que também aparecem na foto, fizeram comentários preconceituosos. “Inclusão social ahahahahahha”, publicou uma delas. “Negritudes”, completou outra.

A etapa paulista dos Jogos Universitários de Medicina (Jumed) foi realizada no último final de semana, na cidade de Barra Bonita. As estudantes que estão na imagem foram procuradas via redes sociais, mas não responderam ao SPressoSP.

A direção da Uniara, via assessoria de imprensa, informou que “a instituição é totalmente contra qualquer forma de preconceito e racismo”. Segundo a nota, “o responsável pela Atlética do curso de Medicina estará apurando o que houve e qual foi a intenção ao publicar a referida foto”.