Polícia da Alemanha quer investigar deputada por mensagem contra refugiados

Autoridades utilizaram como base a nova lei do país, que busca punir com mais rigor as declarações que inicitam ao ódio nas redes sociais.

Escrito en DIREITOS el
Autoridades utilizaram como base a nova lei do país, que busca punir com mais rigor as declarações que incitam ao ódio nas redes sociais. Da Redação* Uma polêmica tomou conta da Alemanha nesta terça-feira (2), por causa da retirada das redes sociais, em função de uma nova lei, de uma mensagem contra refugiados de uma deputada do partido de ultradireita, o Alternativa para Alemanha (AfD). Um porta-voz da polícia de Colônia, que apresentou uma denúncia, afirmou que a deputada do AfD, Beatrix von Storch, é potencialmente culpada do delito de “incitação ao ódio”. Ajude a Fórum a fazer a cobertura do julgamento do Lula. Clique aqui e saiba mais.

Tanto o Twitter como o Facebook retiraram a mensagem em função da nova lei, em vigor a partir de 1º de janeiro na Alemanha, que busca punir com maior rigor as declarações que incitam ao ódio nas redes sociais. Em uma mensagem divulgada no Twitter e no Facebook, a deputa queixou-se de que a polícia de Colônia tenha postado mensagens de prudência durante as celebrações do Revéillon destinadas à população e escritos em alemão e em árabe.

“Que diabos se passa neste país? Por que a polícia publica agora mensagens oficiais em árabe?”, lançou Beatrix von Storch. “Agora se dirige às hordas de homens bárbaros, muçulmanos e estupradores para tentar adulá-los?”, questionou. A deputada fazia alusão às agressões sexuais de que foram vítimas várias mulheres em Colônia, durante o Revéillon de 2016, por parte de jovens migrantes, em um caso que escandalizou o país.

A promotoria da cidade também indicou ter recebido centenas de denúncias de particulares contra a deputada. O vice-presidente da AfD, Alexander Gauland, criticou uma “legislação liberticida” e Beatrix von Storch denunciou “o fim do Estado de direito na Alemanha”.

*Com informações do G1 Foto: Reprodução