Ex-doméstica, Benedita da Silva se indigna com Guedes: "A família negra reivindica respeito"

Primeira governadora negra do Brasil, deputada subiu à tribuna da Câmara para repudiar a declaração elitista de Guedes sobre empregadas domésticas: "Elas limpam nossas sujeiras!". Assista

A deputada Benedita da Silva (Reprodução/Twitter)
Escrito en DIREITOS el

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (13), para fazer um forte discurso contra a declaração elitista de Paulo Guedes sobre empregadas domésticas.

Ao justificar sua defesa da alta do dólar, Guedes se queixou, em um evento, de quando o dólar era mais baixo e as viagens ao exterior não eram mais uma exclusividade dos mais ricos. “Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Vamos importar menos, fazer substituição de importações, turismo. [Era] todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada”, disparou.

A parlamentar petista, primeira governadora negra da história do país, e que já foi empregada doméstica, ficou indignada e saiu em defesa dessas trabalhadoras.

"Eu fiquei pensando se é uma farra quando uma doméstica tem que trabalhar de sol a sol, ser babá, garantir que aquela criança seja bem tratada, bem cuidada, enquanto seus filhos, muitas das vezes, estão nos barracos, sozinhos ou com alguma amiga tomando conta. Eu queria entender essa grande farra, Paulo Guedes. Isso é racismo! A família negra brasileira reivindica seu direito de ter respeito e ser cuidada", exclamou Benedita.

A parlamentar, que já chegou a usar um uniforme de trabalhadora doméstica na Câmara para defender os direitos dessa categoria, se perguntou, em seu discurso, quem imaginaria que hoje estaria na tribuna, mais uma vez, "defendendo uma outra trabalhadora doméstica que não está com voz e vez nessa Casa?".

"Mas pode saber que a bancada do PT, de Benedita da Silva, será essa voz constante em defesa dessas mulheres. São essas mulheres que nos dão essa oportunidade de estar aqui. Elas limpam as sujeiras de nossas casas! Elas cuidam dos nossos filhos com todo o amor e carinho. Será que ela não pode se encostar nos bancos do avião para ir até à Disney, para seus filhos que sonham?", questinou.

"O dólar está aumentando porque estão roubando, e não porque as empregadas vão à Disney", finalizou a petista.

Assista.