Benedita da Silva foi atacada por racista no mesmo dia em que o TSE aprovou sua proposta de cotas eleitorais para negros

Deputada do PT é autora da consulta que foi aprovada pelo TSE e que determina a distribuição proporcional dos recursos de campanha e também de tempo de televisão a candidaturas negras a partir de 2022; no mesmo dia, Benedita foi atacada em postagem racista

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en DIREITOS el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (25), por 6 votos a 1, o financiamento eleitoral proporcional para candidaturas negras e também a distribuição proporcional, a essas candidaturas, de tempo de TV do horário eleitoral gratuito. A nova regra entrará em vigor a partir das eleições de 2022.

A decisão se deu graças a uma consulta apresentada pela deputada federal e pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT-RJ), que foi a primeira senadora negra da história do país.

"Foi decidido ontem, pelo TSE, que os partidos devem garantir parte de seus recursos eleitorais para apoiar candidaturas de negros e negras. Isso significa que fomos a luta por nossos direitos e pela igualdade na visibilidade no meio político e conseguimos sair vitoriosos!", comemorou Bené, como é carinhosamente chamada pelos amigos, nesta quarta-feira (26).

"Somos 57% da população brasileira e representamos somente 18% do Congresso Nacional. Mas a partir de 2022 isto pode mudar. Esta vitória não é somente minha. É nossa. Seguimos juntos nessa luta!", completou a petista.

Racismo

Ironicamente, a decisão do TSE sobre a consulta de Benedita da Silva, que representa uma vitória para o movimento negro, se deu no mesmo dia em que a deputada foi alvo de um ataque racista nas redes sociais.

“Administrador especialista em gestão com pessoas”, como ele mesmo se define nas redes sociais, Julio Marcos Saraiva, morador de Belém (PA), usou sua conta do Facebook, nesta terça-feira (25), para ofender a petista.

“Mulher feia,insípida,inodora,incolor, preta ridícula,beiçuda,nariz de tomada,essa vagabunda, criou uma lei, que da para quem e quilombola,(preguiçosos e lerdos) e preto em geral, cota de 20 % nos partidos na próxima eleição, vai inviabilizar os partidos, só podia ser coisa dessa negra idiota, líder da esquerda evangélica”, disparou Saraiva.

A postagem gerou revolta e inúmeros internautas denunciaram o perfil do agressor, assim como iniciaram uma campanha de solidariedade à Benedita da Silva nas redes sociais.