Jornalistas de SP paralisarão trabalhos em 10 de novembro por reajuste salarial

Mais de 200 trabalhadores de veículos de comunicação da capital participaram de assembleia da categoria nesta sexta

Ato Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo para reivindicar recomposição salarial (Foto: Eduardo Viné - SJSP)
Escrito en DIREITOS el

Por Brasil de Fato

Jornalistas de revistas e jornais da capital paulista decidiram cruzar os braços no dia 10 de novembro. A ação, aprovada em assembleia realizada nesta sexta-feira (29) com um quórum de mais de 200 pessoas de diferentes veículos de comunicação, visa pressionar por um reajuste salarial. 

A negociação com as empresas de comunicação já se arrasta há cinco meses e, na visão do Sindicato dos Jornalistas de SP, avançou muito pouco.  

Em reunião realizada no dia anterior – quinta-feira (28) - as empresas mantiveram a proposta de reajuste de 5% para salários de até R$ 10 mil, sendo R$ 500 fixos para quem ganha acima disso. A proposta patronal não contempla ajuste em relação ao PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).  

A contraproposta da categoria é de um reajuste de 5% retroativo desde junho de 2021 e outro de 3,72% a partir de novembro, além da manutenção da multa da PLR e de um reajuste de 8,9% acompanhando a inflação.  

“Para que toda a categoria se mobilize neste momento decisivo, realizaremos reuniões por locais de trabalho”, explicou em nota o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. 

A próxima assembleia da categoria, que deve discutir os detalhes da paralisação e os próximos passos do movimento, está marcada para a sexta-feira (5).