Casa de reza do povo Guarani Kaiowá é incendiada no MS; Apib denuncia ação criminosa

“Estamos tristes porque é nosso templo sagrado. Com muito sacrifício erguemos e agora num piscar de olho foi queimado”, afirma Elizeu Guarani, coordenador da Articulação dos Povos Indígenas

Casa de reza indígena é incendiada no MS (Reprodução)
Escrito en DIREITOS el

Uma casa de reza do povo Guarani Kaiowá na Aldeia Guapo'y, em Amambai (MS), foi incendiada e totalmente destruída neste sábado (2).

A denúncia é da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que afirma que o incêndio no espaço sagrado dos indígenas foi uma ação criminosa.

"Estamos tristes porque é nosso templo sagrado. Com muito sacrifício erguemos e agora num piscar de olho foi queimado", afirmou Elizeu Guarani, coordenador executivo da Apib e da Assembleia Geral do povo Kaiowá e Guarani (Atyguasu).

"Venho aqui desabafar porque todos nós empenhamos para levantar essa construção da nossa casa sagrada ,enquanto que muitos criticam e não nós ajudaram a levantar ,desde então ela vinha sofrendo ameaças por pessoas que não apoiam a cultura tradicional", completou o líder indígena.

Ainda não há informações sobre suspeitos de terem cometido o crime. O incêndio de espaços ligados aos indígenas no Mato Grosso do Sul, no entanto, é recorrente. Entre janeiro e março de 2020, duas casas de reza foram queimadas: uma na Aldeia Jaguapiré e outra na comunidade Laranjeira Nhanderu.

Assista abaixo vídeo que mostra o novo incêndio.

https://twitter.com/ApibOficial/status/1444642441181728773