Leandro Hassum faz comédia sobre nanismo e Juliana Caldas chora: “respeito”; veja vídeo

No filme, o ator tem seu tamanho reduzido por computação gráfica; atriz que tem nanismo reagiu emocionada: “piadas totalmente preconceituosas”

A atriz Juliana Caldas. Foto: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

A atriz Juliana Caldas, que tem nanismo e ficou conhecida com o papel de Estela, filha da cruel Sophia interpretada por Marieta Severo na novela O Outro Lado do Paraíso, gravou vídeo em sua conta do Instagram em que faz severas críticas ao ator Leandro Hassum e o filme “Amor Sem Medida”.

No longa, estrelado também por Juliana Paes, Hassum tem o tamanho reduzido por computação gráfica para fazer o papel de um cardiologista com nanismo. A comédia romântica é um remake do filme argentino Corazón de León.

“Estamos vivendo em um mundo estranho. Cada vez mais vejo a individualidade aumentando. Difícil escrever sobre esse tema do vídeo, porque me dói. Ter que lembrar as pessoas sobre ‘Respeito’, cansa ter que falar o óbvio. Eu tô exausta, tô triste, mas não vou parar não. Seguimos. Me Respeitem. Nos Respeitem”, escreveu na legenda do post.

'Não dá pra aceitar'

A atriz diz no vídeo que “não dá mais para aceitar hoje um filme que faz você sentar e rir disso, rir dos outros, rir da condição do outro, sabe? No caso, né, da deficiência do nanismo”.

Ela também comentou sobre a falta de representatividade da escolha de um ator sem nanismo para fazer o personagem e destacou as piadas capacitistas e preconceituosas.

“A pessoa que faz o personagem que tem nanismo… o ator não tem nanismo, que é o próprio Leandro Hassum. Eles fizeram computação gráfica, diminuíram em computação gráfica, essas coisas, para mostrar que ele tem baixa estatura. E, depois disso, a maior parte do filme tem piadas totalmente capacitistas, totalmente preconceituosas e que não dá para aceitar hoje em dia. Se fossem piadas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, eu acredito que talvez esse assunto estaria sendo levado mais a sério”, desabafou Juliana.