Chacina do Jacarezinho: Deputada pede acompanhamento externo à ONU e ao Conselho Nacional de DH

“Precisamos garantir a lisura das investigações, pois há muitos interesses envolvidos nesse caso”, diz a deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ)

População protesta contra a Chacina do Jacarezinho - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en DIREITOS el

A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) encaminhou ofícios à Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), com pedido de missão urgente no Rio de Janeiro. O objetivo é que os órgãos acompanhem as investigações da operação da Polícia Civil, que provocou 28 mortes, responsável pela Chacina do Jacarezinho.

Renata acredita que o acompanhamento externo é imprescindível para que as apurações sejam efetivas. “Precisamos garantir a lisura das investigações, pois há muitos interesses envolvidos nesse caso. E, neste momento, há uma disputa em torno de modelos distintos de segurança pública”, destaca.

“A missão urgente da ONU e CNDH é um dispositivo importante para o acompanhamento isento de uma ação desproporcional como a Chacina do Jacarezinho. Espero que a solicitação seja atendida, porque é muito grave o que aconteceu e a população precisa de uma resposta. A Constituição brasileira não pode ser rasgada a cada ação policial”, acrescenta a deputada.

Ela já havia notificado a ONU e a Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a gravidade das consequências da operação da Polícia Civil, que terminou com quase três dezenas de mortos no Jacarezinho.

Fracasso

“Precisamos lutar para que chacinas como essa não mais se repitam. Isso acontece, porque ainda há quem acredite na falsa ideia de que matanças promovidas pelo Estado podem garantir mais segurança”, diz Renata.

“O governador Cláudio Castro foi a público defender essa operação sangrenta para dialogar com essas pessoas. O tempo já comprovou que essa política racista e genocida é um total fracasso e, pelo contrário, contribui ainda mais para o aumento da violência”, acrescenta a parlamentar.

Veja abaixo os ofícios à ONU e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos na íntegra: