AFUBESP

Santander tira direitos de aposentados e gera revolta

Banco tira direito adquirido dos aposentados e Afubesp promete entrar com ação judicial, revela o presidente Camilo dos Santos

Camilo Fernandes, presidente da Afubesp.Créditos: Divulgação
Escrito en DIREITOS el

A Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) promove um tuitaço nesta sexta-feira (23), das 11h às 12h, em repúdio à retirada do patrocínio do Banco Santander dos planos de Benefício Definido. A exceção é a Cabesp. A medida visa ainda a transferência de gestão de alguns planos para o Santanderprevi.

Na prática, a decisão vai acarretar em inúmeros prejuízos a milhares de trabalhadores aposentados.

Com a medida, os participantes terão algumas opções para decidir, mas em todas o risco fica apenas para os aposentados.

Benefício Definido

O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes dos Santos, explica que atualmente, “o benefício é definido, ou seja, até a pessoa morrer, ela tem o benefício garantido. Se der um déficit, metade é pago pelo banco e metade pelo aposentado. Com a mudança, passa a ser contribuição definida e deixa o caráter vitalício, calculando uma reserva individual para cada um. Acabou a reserva, acabou o benefício da pessoa”.

“Com a mudança, o risco sai do banco, fica só pro funcionário. Hoje, se deu déficit, o banco paga metade. Se mudar, o déficit é só do participante. Isso reduz a reserva dele. Acabou a reserva, acabou o benefício, não tem mais a questão da mutualidade”, alerta Camilo. Ele ressalta ainda que "os aposentados têm idade muito avançada, o que faz com que a crueldade seja ainda maior".

“Como todos são aposentados, já é um benefício adquirido. O banco tirando o patrocínio e mandando o aposentado pra um plano em que ele fica sozinho, ele quebra essa questão. E é onde nós vamos entrar com ação judicial pra garantir esse direito”, encerra.

Veja aqui um tira-dúvidas sobre retirada de patrocínio e transferência de gestão.