Menino Jonatas, assassinado por pistoleiros em atentado em PE, recebe homenagens em velório; veja vídeo

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados acionou o governador Paulo Câmara e a Procuradoria de Justiça de Pernambuco para cobrar investigação rigorosa sobre a morte de Jonatas, filho de um líder social camponês

Velório do menino Jonatas, em Barreiros | Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Familiares e amigos compareceram nesta sexta-feira (11) ao velório do menino Jonatas de Oliveira dos Santos, de 9 anos. A criança foi assassinada durante um atentado promovido por um grupo de pistoleiros contra o pai de Jonatas, o líder social Geovane da Silva Santos, em Engenho Roncadorzinho, no município de Barreiros, interior de Pernambuco.. Geovane é o presidente da associação de agricultores familiares do local.

Segundo informações obtidas pela Fórum o corpo do menino chegou ao local por volta de 17h30 e o enterro aconteceu por volta das 18h30. Vídeos enviados à Fórum através da Comissão Pastoral da Terra mostram familiares e amigos de Jonatas erguendo cartazes em homenagem ao menino assassinado.

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=GYsC3idCRqI&feature=youtu.be

Atentado contra líder social camponês

O menino Jonatas foi assassinado durante um atentado promovido por sete homens encapuzados e fortemente armados que invadiram a casa onde o menino mora com a mãe e o pai, o líder camponês Geovane da Silva Santos. Geovane, que sobreviveu ao ataque, foi atingido no braço pelos pistoleiros.

Após acertarem o presidente da associação de agricultores familiares, os pistoleiros atiraram no filho do agricultor que se escondia debaixo da cama com a mãe. Jonatas não resistiu aos disparos e morreu.

A casa do presidente da associação já foi alvo de outros atendados que foram denunciados às autoridades pelos agricultores locais e por entidades como a Pastoral da Terra e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape). A família e a comunidade estão aterrorizadas e em estado de choque. Casos de violência no campo explodiram durante o governo Bolsonaro.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara pede investigação séria

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, cobrou apuração rigorosa das autoridades. A CDHM da Câmara chegou a realizar diligências no local em dezembro do ano passado.

“É estarrecedor saber que uma criança, que tinha um futuro todo pela frente foi assassinada dessa forma. É urgente que as circunstâncias da morte sejam apuradas e os autores, responsabilizados. Vamos acompanhar o caso de perto e, inclusive, já adotamos providências no sentido de cobrar respostas das autoridades responsáveis”, disse Veras.

Segundo a assessoria do deputados, a CDHM enviou ofícios para o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), para o procurador-geral de Justiça e para o secretário de Defesa Social de Pernambuco.

Nos documentos, o presidente lembra a diligência realizada pela CDH na região da Mata Sul de Pernambuco em 15 de dezembro, quando recebeu denúncias dos agricultores familiares e procurou contribuir com a mediação de conflitos na região. “É gravíssimo que menos de dois meses depois um atentado tire a vida de uma criança”, apontou o presidente da CDHM.