INVESTIGADO POR INJÚRIA RACIAL

Médico filma homem negro acorrentado e debocha: "Vai ficar na minha senzala"

Polícia Civil de Goiás abriu investigação para apurar crime de injúria racial do médico Márcio Antônio Souza Júnior

Médico de Goiás filma homem negro acorrentado.Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Um vídeo que mostra um médico filmando um homem negro acorrentado e ironizando a escravidão vem gerando revolta nas redes sociais desde terça-feira (15) por seu teor racista

O vídeo foi postado pelo médico Márcio Antônio Souza Júnior, conhecido na Cidade de Goiás (GO) como Doutor Marcim, em sua conta no Instagram. Após a repercussão negativa, o vídeo foi apagado e ele postou um pedido de desculpas em que afirmou que o vídeo se tratou de "uma zoeira"

 

Nas imagens, é possível ver que o homem negro está acorrentado pelos pés e mãos. Em tom de deboche, o médico afirma: "Falei para estudar, mas ele não quer. Então vai ficar na minha senzala (...) Tenta fugir, pode ir embora". 

Após receber inúmeras denúncias sobre o caso, a Polícia Civil de Goiás abriu uma investigação, nesta quarta-feira (16), para apurar eventual crime de injúria racial de Márcio Antônio Souza Júnior. 

Em nota, a corporação afirmou que "irá apurar se o fato se trata apenas de uma brincadeira de profundo mau gosto ou de possível prática de constrangimento ilegal e injúria racial". Isso porque, segundo a polícia, "em outras postagem feitas pelo titular do perfil, é possível ver autor e vítima conversando em tom de brincadeira". 

Através das redes sociais, o professor Douglas Belchior, ativista antirracista e da coordenação da Coalizão Negra por Direitos, divulgou o nome do médico e pontuou: "exigimos a imediata autuação desse sujeito pelo crime que cometeu. 
Se tiver notícias desse trabalhador, me passa, por favor, Quero saber como ele está". 

Adriana Accorsi, delegada da Polícia Civil de Goiás e deputada estadual pelo PT, também repercutiu o fato. "Ato terrível de RACISMO praticado por médico de família tradicional aqui na Cidade de Goiás , mostrado em vídeo em que ainda faz apologia a escravidão! Exigimos punição exemplar e todo rigor da lei!", escreveu. 

Confira a nota da Polícia Civil sobre o caso 

“Um vídeo foi recebido na Delegacia da Cidade de Goiás, onde é mostrado um jovem amarrado com correntes de artesanato. A filmagem teria sido feita em um colégio na zona rural da Cidade, por nome Holanda. Em outras postagem feitas pelo titular do perfil, é possível ver autor e vítima conversando em tom de brincadeira.

A Delegacia da Cidade de Goiás irá apurar se o fato se trata apenas de uma brincadeira de profundo mau gosto ou de possível prática de constrangimento ilegal e injúria racial.

O jovem filmado, assim como o autor da postagem, serão intimados para comparecer a esta delegacia ainda hoje para esclarecer o ocorrido. Até o momento, não está esclarecido se o jovem filmado é funcionário ou amigo do autor dos post”.