DIREITOS

Trabalho escravo: Paraguaios são resgatados em fazenda de Bela Vista no Mato Grosso

Grupo de 7 trabalhadores recebia R$ 80 por dia para fazer cercas. Eles viviam em barraco de lona, não tinham acesso a banheiro e comida era feita em fogareiro improvisado.

Lugar onde paraguaios resgatados de trabalho escravo viviam em fazendo de Bela Vista, no MS.Créditos: Divulgação/MPT-MS
Escrito en DIREITOS el

Um grupo de sete paraguaios foi resgatado do trabalho escravo em uma fazenda de Bela Vista, no Mato Grosso do Sul, em operação do Ministério Público do Trabalho (MPT-MS) divulgada nesta segunda-feira (21).

A ação ocorreu no dia 16, quando os agentes encontraram os trabalhadores expostos a diversas irregularidades há pelo menos oito meses, desde julho do ano passado.

O grupo, natural da cidade paraguaia Bella Vista do Norte, pernoitava em um barraco de lona, sem água potável, alimentação, energia elétrica, banheiros ou chuveiros.

Eles exerciam a função de cerqueiro, erguendo postes e cercas, para a qual foi ajustado o pagamento de parcos R$ 80 por dia de trabalho.

Segundo depoimento de um dos trabalhadores resgatados, quando chegaram à fazenda, no ano passado, já havia ali um barraco de lona designado para que o grupo pudesse pernoitar. As necessidades fisiológicas, contou ele, eram realizadas no mato, e para o banho, gelado, era utilizado um balde improvisado.

A água disponibilizada vinha de um poço artesiano da fazenda. Os alimentos eram salgados e preparados ali mesmo, no barraco, em fogareiros artesanais.

A região, na fronteira com o Paraguai, reune ruralistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e concentra uma série de flagrantes de trabalho escravo. Das 12 operações de resgate realizadas em Mato Grosso do Sul nos anos de 2020 e 2021, metade delas ocorreu na região.