PRIORIDADE?

Câmara aprova requerimento de deputado bolsonarista para discutir Barbie trans

Em alegação descabida, o vice-líder do governo, Otoni de Paula, diz que o brinquedo “confunde crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino”

Barbie homenageia atriz trans Laverne Cox.Créditos: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

Como se o país não tivesse nenhum problema grave a ser discutido, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1), um requerimento que pede a realização de uma audiência pública. O objetivo é debater a nova edição especial da boneca Barbie, lançada em homenagem à atriz trans Laverne Cox.

A autoria do requerimento é do deputado bolsonarista Otoni de Paula (MDB-RJ), investigado pelo inquérito das fake news.

Vice-líder o governo na Câmara, Otoni afirma que sua iniciativa procura debater as “implicações psicossociais em crianças”. Sua alegação descabida é que o brinquedo seria um instrumento para “confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino”.

O bolsonarista também solicitou à Comissão a convocação de um representante da Mattel, responsável pela produção do brinquedo, acompanhado de um membro do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Parlamentar recorre a fake news contra o brinquedo

Além de usar argumentos sem sentido, o bolsonarista ainda recorre a fake news, afirmando que a boneca viria “com órgão sexual masculino”É mentira. Da mesma forma que as edições regulares de brinquedos da Barbie, a boneca trans não possui detalhes que remetam ou sejam alusivos à genitália.

Durante a sessão de aprovação, a iniciativa do bolsonarista recebeu apoio do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA). Ele disse que a boneca é uma “perversão contra as crianças”, de acordo com a Carta Capital.