Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de março de 2019, 18h40

A cada dez pessoas mortas pela PM em São Paulo em 2018, seis eram pretas ou pardas

O levantamento analisou 750 boletins de ocorrência e contabilizou 761 vítimas

Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG/Fotos Públicas

De acordo com levantamento do UOL baseado nos dados do Portal da Transparência da SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), a cada 10 pessoas mortas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no último ano, 6 eram pretas ou pardas.

O levantamento analisou 750 boletins de ocorrência e contabilizou 761 vítimas – um mesmo BO pode se referir a mais de uma morte. Não foram considerados 60 mortos que não tiveram a cor da pele identificada no documento da polícia.

O número mostra uma discrepância em relação à composição racial no estado.

O IBGE calcula que a maioria (60%) dos habitantes de São Paulo são brancos. Já os negros — categoria que, segundo o IBGE, agrupa pardos (31,7% da população em SP) e negros (7,5%) —  representam 39% dos moradores do Estado, mas 64% dos mortos pela polícia paulista.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum