Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de agosto de 2019, 23h09

América Latina é a região mais fatal do mundo para ecologistas 

Pela primeira vez, a Colômbia ultrapassou o Brasil como o país com mais assassinatos na região, mas a organização alerta que a situação no país, em tempo de Bolsonaro, pode piorar

Foto: Reprodução/Campo Grande News

A América Latina voltou a ser a região mais letal do planeta para os defensores da terra, segundo a ONG Global Witness, com base nos dados de 2018. Pela primeira vez, a Colômbia ultrapassou o Brasil como o país com mais assassinatos na região, com um total de 24 contra 20 no país governado por Jair Bolsonaro, número também assustador.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

A organização alerta, no entanto, que a situação no Brasil pode piorar: “Bolsonaro prometeu permitir a exploração das reservas indígenas com projetos de mineração, agricultura e infraestrutura. Desde o início do ano isso já provocou uma série de invasões de terras indígenas por usurpadores armados”.

Pela primeira vez ‘O relatório Inimigos do Estado?’ documenta como os governos usam suas leis para criminalizar e intimidar os defensores.

“Ao contrário dos assassinatos, essas ameaças mais sutis não se tornam manchetes na imprensa, razão pela qual são muito úteis para aqueles que buscam esmagar a dissidência”, diz a Global Witness. “Assim como os assassinatos, os indígenas estão na linha de frente do ataque dos sistemas judiciais de seus países”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum