Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de fevereiro de 2020, 22h34

Ao vivo na Globo, doméstica rebate Guedes: “Não aceitamos um ministro com esse pensamento”

"Tenho certeza que foi uma doméstica que criou o filho dele", disse Raquel ao vivo no programa "Encontro", de Fátima Bernardes; assista

Reprodução/TV Globo

A declaração depreciativa de Paulo Guedes sobre empregadas domésticas seguiu causando indignação nesta quinta-feira (13). Pela manhã, no programa Encontro, da Globo, apresentado por Fátima Bernardes, uma empregada doméstica rebateu o ministro da Economia ao vivo.

Na quarta-feira (12), ao justificar sua defesa da alta do dólar, Guedes se queixou, em um evento, de quando o dólar era mais baixo e as viagens ao exterior não eram mais uma exclusividade dos mais ricos. “Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Vamos importar menos, fazer substituição de importações, turismo. [Era] todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada”, disparou.

A declaração foi pauta no programa de Fátima Bernardes e, em um dado momento, a apresentadora chamou a empregada doméstica Raquel, que estava na plateia, para comentar o assunto.

Fátima perguntou a Raquel se ela já viajou à Disney. A trabalhadora, então, respondeu: “Eu não entendi a colocação do ministro diminuindo a nossa classe. Muitas das vezes eu tenho certeza que foi uma doméstica que criou o filho dele, fez comida pra ele. Ela não merece ir para a Disney?”.

Raquel disse ainda que nunca viajou de avião, mas pretende levar seus filhos e netos, um dia, para viajar. Ela contou que ficou indignada com a declaração de Guedes e disparou: “Um ministro da Economia ter esse pensamento, nós não aceitamos”.

Assista.

Indignação

Quem também se indignou com a fala elitista de Guedes foi a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). Primeira governadora negra da história do país, a parlamentar também já trabalhou como empregada doméstica.

“Eu fiquei pensando se é uma farra quando uma doméstica tem que trabalhar de sol a sol, ser babá, garantir que aquela criança seja bem tratada, bem cuidada, enquanto seus filhos, muitas das vezes, estão nos barracos, sozinhos ou com alguma amiga tomando conta. Eu queria entender essa grande farra, Paulo Guedes. Isso é racismo! A família negra brasileira reivindica seu direito de ter respeito e ser cuidada”, exclamou Benedita na tribuna da Câmara dos Deputados.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum