Apontado como torturador pela Comissão da Verdade, coronel foi elogiado por Villas Bôas em livro

O ex-comandante do Exército, no mesmo livro em que revela os bastidores da pressão ao STF contra Lula, se refere a Rubens Bizerril, acusado de participar da morte e tortura de um estudante na ditadura, como "excelente instrutor"

O ex-comandante do Exército general Villas Bôas teceu elogios a um militar da reserva apontado como torturador pela Comissão Nacional da Verdade.

A menção ao coronel Rubens Bizerril está no livro recém-lançado pela editora FGV “General Villas Bôas: conversa com o comandante”, o mesmo em que revela os bastidores da elaboração da postagem de “pressão” ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2018, contra a concessão de um habeas corpus por parte da Corte ao ex-presidente Lula.

Leia também: Seguro da impunidade, general Villas Bôas tira sarro de Fachin por demora em comentar seu tuíte golpista

“Encontrei excelentes instrutores, como o capitão Bizerril e o tenente Garlipp, respectivamente, meus comandantes de companhia e de pelotão”, escreveu Villas Bôas.

Bizerril é apontado pela Comissão Nacional da Verdade como um dos envolvidos na tortura e morte do estudante secundarista Ismael Silva de Jesus em 1972, durante a ditadura militar.

À Folha de S. Paulo, o militar da reserva negou as acusações. “Fui acusado por causa da função que eu exercia. Só por isso. Eu nunca encostei a mão em ninguém”, afirmou.

*Com informações da Folha de S. Paulo

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista e repórter especial da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR