Barbie lança bonecas com novos formatos de corpo e mais tons de pele

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A linha ‘Fashionistas’ da Mattel será voltada para dar às meninas a ‘boneca que fale diretamente com elas’ por Redação Nesta quinta-feira (28), a Mattel anunciou uma grande mudança no padrão da boneca Barbie, um dos principais produtos da empresa: a coleção “Fashionistas” terá novas versões de corpo, diferentes formatos de rosto, de cabelo e tons de pele. No site da boneca, a Mattel afirma: “Sentimos orgulho de oferecer às meninas mais opções do que nunca”. A nova linha oferece quatro formas corporais: Petite (baixa), Tall (alta), Curvy (com mais curvas), além da original “padrão Barbie” - magra e alta. Junto com os corpos menos padronizados, as bonecas terão 24 estilos de cabelo - entre eles, há madeixas crespas, cacheadas, coloridas e curtas -, 14 novos formatos de rosto - com traços negros, por exemplo - , 22 cores de olhos e sete tons de pele que incluem bonecas negras e asiáticas. A nova coleção chegou a ser capa da revista Time, com o título “Now can we stop talking about my body?” (“Agora podemos parar de falar sobre o meu corpo?”, em tradução livre). A reportagem afirma que a Mattel fatura, por ano, cerca de US$ 1 bilhao com as vendas da Barbie em cerca de 150 países, mas, desde 2012, as vendas caíram 20%. [caption id="attachment_78238" align="aligncenter" width="374"]A capa da revista Times: "Agora podemos parar de falar sobre o meu corpo?" A capa da revista Times: "Agora podemos parar de falar sobre o meu corpo?"[/caption] Segundo a Times, a boneca é uma grande influência na vida das meninas americanas: 92% das crianças do sexo feminino entre 3 e 12 anos teriam, pelo menos, uma boneca. Há mais de 55 anos, a Mattel mantinha o mesmo padrão corporal do brinquedo. Existem algumas coleções com “amigas da Barbie” um pouco mais “diversificadas”, como a negra “Christie” -  mas quase todas têm os cabelos alisados, as feições iguais às da Barbie  e apresentam as mesmas formas corporais de sempre - ou seja, um padrão magro e alto. Evelyn Mazzocco, vice-presidente sênior de marcas internacionais da Mattel,  afirma:  “A variedade nos tipos de corpo, tons de pele e estilos permitirá que as meninas encontrem uma boneca que fale diretamente com elas. Nós temos uma responsabilidade com as meninas e com os pais de refletir um amplo olhar sobre a beleza”. No Brasil, as bonecas estarão disponíveis em 2016 a partir de março, mas já podem ser compradas pelo site da Mattel norte-americana, e custam entre US$10 e US$20, mais despesas de envio.   Leia também: Em nova adaptação, ‘Bela Adormecida’ é acordada e beijada por ‘Branca de Neve’