Fórum Educação
15 de Maio de 2020, 15h31

BOPE faz operação no Alemão e promove tiroteio em meio à pandemia

Segundo o Voz das Comunidades, ao menos cinco pessoas morreram durante a ação da PM

Foto: Bento Fábio / Coletivo Papo Reto

O Complexo do Alemão amanheceu nesta sexta-feira (15) com um intensa operação do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE). A ação deixou ao menos cinco mortos e assustou moradores que tentam se manter em casa diante da pandemia do coronavírus.

“Em meio a pandemia, uma operação policial na favela. Aqui mesmo onde falta água e a fome se faz presente… vejam, essa foi a principal forma que o estado dialogou com o nosso momento atual. A falsa ideia de guerra as drogas, que NÃO transforma positivamente realidades…”, escreveu o ativista Raull Santiago, que compartilhou cenas da operação.

Segundo o Voz das Comunidades, cinco pessoas morreram durante a operação. Segundo moradores ouvidos pelo portal, alguns dos mortos foram alvejados dentro de casa. Ao menos três caveirões entraram no Alemão.

“Não adianta usar apenas máscaras e lavar as mãos para sobreviver. A favela pode morrer de outro modo”, escreveu Breno Laerte, colunista do Voz das Comunidades.

A Anistia Internacional no Brasil também se manifestou sobre a operação. “Dentro e fora do contexto de pandemia, exigimos das autoridades uma segurança pública que respeite os direitos humanos no policiamento e ação de agentes de segurança pública em geral, respeitando protocolos de uso da força”, tuitou a entidade.

Confira alguns vídeos e imagens:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum