Chacina do Jacarezinho: Documentos comprovam que houve execuções

Laudos obtidos pelo Globo apontam que 27 mortos na desastrosa operação policial foram atingidos por 73 tiros no total, com registro de baleados pelas costas e à curta distância

População protesta contra a Chacina do Jacarezinho - Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en DIREITOS el

Documentos obtidos pelo Globo apontam que 27 dos 28 mortos na Chacina do Jacarezinho (um deles era policial), a mais violenta e letal das operações policiais do Rio de Janeiro, foram atingidos por nada menos do que 73 tiros.

Os laudos apontam, ainda, que quatro dos mortos foram atingidos pelas costas: Isaac Pinheiro de Oliveira, Rodrigo Paula de Barros, Cleyton da Silva Freitas de Lima e Jonathan Araújo da Silva.

Para comprovar a chacina causada pelos policiais, uma das vítimas apresentava um ferimento provocado por um disparo feito à curta distância, ou seja, execução. Trata-se de John Jefferson Mendes Rufino da Silva, de 30 anos.

Dois cadáveres apresentavam as vísceras à mostra, no momento em que deram entrada no Instituto Médico Legal (IML). Um deles é Luiz Augusto de Oliveira Faria.

Seis tiros

O corpo de Richard Gabriel da Silva Ferreira foi atingido por seis tiros: dois tiros no peito, um na barriga, um nas costas e dois, um em cada um dos braços. Parentes dos mortos afirmam que todos foram executados. Parece que não há dúvida.

Três corpos tinham, além de feridas provocadas por tiros, escoriações por arrasto. Em cinco das seis casas onde os homicídios aconteceram, peritos encontraram marcas de sangue de corpos que foram arrastados. O socorro às vítimas demorou cinco horas.

Com informações do Extra