Chapa formada só por mulheres vence eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SP

O próximo mandato do CAU contará com 77% de mulheres. A composição anterior, que tinha 76% dos conselhos estaduais representados por homens, ficou invertida

Foto: Reprodução
Escrito en DIREITOS el

As eleições para o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) ocorreram no último dia 15 de outubro em todo o Brasil. A novidade do pleito, no entanto, ficou para o estado de São Paulo, onde a categoria elegeu, de maneira acachapante, a Chapa 1 CAU+Plural, composta só por mulheres arquitetas e urbanistas.

Elas receberam 11.568 votos na eleição para o CAU/SP e, com isso, conseguiram vários feitos inéditos. Essa foi a maior participação das arquitetas e arquitetos na história do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. Foi também a primeira vez que uma chapa atingiu quase 40% dos votos válidos.

De maneira inédita, a Chapa 1 CAU+Plural obteve o maior número de vagas no Conselho, elegendo 49 cadeiras no plenário. Das 77 cadeiras, 52 serão ocupadas exclusivamente por mulheres. Por conta disto, o próximo mandato do CAU contará com 77% de mulheres - 54 titulares e 66 suplentes.

A composição anterior, que tinha 76% dos conselhos estaduais representados por homens, ficou, portanto, invertida.

Além de tudo, a chapa CAU+Plural foi formada por 156 mulheres de etnias, idades e orientações sexuais diferentes. Elas são negras, pardas e indígenas, com a faixa etária que varia dos 20 aos 70 anos de idade, mães, avós, mulheres sem filhos, mulheres com atuações em diversas áreas da profissão e de todas as regiões do estado.

Vitória Nacional

As mulheres, no entanto, não venceram apenas em São Paulo. A nova composição nacional da entidade passou também a ser formada majoritariamente por mulheres, sendo elas 63% dos registros no Conselho em todo o país.

O fenômeno não ocorreu apenas por conta chapa da CAU+Plural. Duas outras chapas 100% femininas concorreram às eleições do CAU em outros estados. Em Santa Catarina, a Chapa Mais Arquitetas obteve a vitória com 40,5% dos votos, e no Mato Grosso do Sul, a Chapa Elas por Todos foi a segunda mais votada, elegendo as únicas mulheres aos cargos de conselheiras titulares no CAU/MS.

Direção do IAB

As mulheres arquitetas não ganharam representação apenas nos conselhos. A direção nacional do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) tem também, pela primeira vez em quase um século de existência, uma presidenta, a arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista, eleita em setembro deste ano.

Pra quem ainda achou pouco, o Colar de Ouro do IAB de 2019 foi entregue a Rosa Kliass, a primeira mulher condecorada em 41 anos de existência do prêmio.