Conselho de ética de partido recomenda expulsão de deputado que abusou de Isa Penna

Fernando Cury é alvo de um procedimento disciplinar interno e pode ser expulso do Cidadania, após assédio em plena sessão da Alesp

O flagrante do momento do assédio sofrido pela deputada Isa Penna - Foto: Reprodução/Alesp
Escrito en DIREITOS el

O conselho de ética do Cidadania recomendou, neste domingo (10), a expulsão do deputado estadual Fernando Cury (SP), que assediou sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL), no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Cury é alvo de um procedimento disciplinar interno. As imagens do assédio foram divulgadas nas redes sociais. A parlamentar reagiu indignada.

Isa usou o Twitter, neste domingo, para postar uma matéria na Folha de S.Paulo, que divulga a informação. Além disso, ela postou um trecho do depoimento da relatora.

“’As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna’, destacou a relatora Mariete de Paiva Souza”, publicou Isa.

“Enquanto isso aguardo o posicionamento de Cauê Macris dentro da Alesp, na última semana eu e minha equipe enviamos e-mail para todos os deputados da casa convocando uma assembleia extraordinária antes de fevereiro, infelizmente o presidente da casa não e pronunciou”, cobrou a deputada do presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB).

“O presidente, do mesmo partido do governador João Doria, ainda está ignorando o fato e não agindo com celeridade desde o dia do ocorrido. Seguiremos nos mobilizando, com e-mails aos companheiros da casa, como abaixo assinado (feminista.me/justicaportodas) e na justiça, É por todas!”, completou Isa.

Diretório nacional

De acordo com a reportagem, o relatório do conselho será submetido ao diretório nacional do Cidadania, que pode acatar ou não. O partido já havia afastado Cury das funções internas.

Em comunicado, o partido informou que “a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o código de ética do Cidadania”.

https://twitter.com/IsaPennaPsol/status/1348360928006451205
https://twitter.com/IsaPennaPsol/status/1348360930632093696