Conselho de ética de partido recomenda expulsão de deputado que abusou de Isa Penna

Fernando Cury é alvo de um procedimento disciplinar interno e pode ser expulso do Cidadania, após assédio em plena sessão da Alesp

O conselho de ética do Cidadania recomendou, neste domingo (10), a expulsão do deputado estadual Fernando Cury (SP), que assediou sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL), no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Cury é alvo de um procedimento disciplinar interno. As imagens do assédio foram divulgadas nas redes sociais. A parlamentar reagiu indignada.

Isa usou o Twitter, neste domingo, para postar uma matéria na Folha de S.Paulo, que divulga a informação. Além disso, ela postou um trecho do depoimento da relatora.

“’As imagens do plenário por si conferem clareza ao acontecimento, com nitidez, câmeras flagraram um comportamento descabido, rasteiro e incongruente por parte do deputado Fernando Cury contra a deputada Isa Penna’, destacou a relatora Mariete de Paiva Souza”, publicou Isa.

“Enquanto isso aguardo o posicionamento de Cauê Macris dentro da Alesp, na última semana eu e minha equipe enviamos e-mail para todos os deputados da casa convocando uma assembleia extraordinária antes de fevereiro, infelizmente o presidente da casa não e pronunciou”, cobrou a deputada do presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB).

“O presidente, do mesmo partido do governador João Doria, ainda está ignorando o fato e não agindo com celeridade desde o dia do ocorrido. Seguiremos nos mobilizando, com e-mails aos companheiros da casa, como abaixo assinado (feminista.me/justicaportodas) e na justiça, É por todas!”, completou Isa.

Diretório nacional

De acordo com a reportagem, o relatório do conselho será submetido ao diretório nacional do Cidadania, que pode acatar ou não. O partido já havia afastado Cury das funções internas.

Em comunicado, o partido informou que “a importunação sexual sofrida pela deputada fere frontalmente o código de ética do Cidadania”.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR