Durante palestra online da USP, tenente-coronel da PM é alvo de ofensas racistas

Comandante do 11º Batalhão, na área dos Jardins e Consolação, região central da capital paulista, Evanilson de Souza atua na revisão do manual de Direitos Humanos da corporação

O tenente-coronel Evanilson de Souza, da Polícia Militar (PM) de São Paulo, foi vítima de ataques racistas, durante sua palestra em uma conferência internacional online, nesta terça-feira (9).

O policial, que é negro, abordava, justamente, o programa de combate ao racismo que desenvolve na PM, de acordo com reportagem de Fábio Turci, no G1.

Em determinado momento, um dos participantes passou a escrever ofensas sobre a tela, o chamando de “macaco”. A conferência foi organizada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Reprodução/TV Globo

Evanilson deverá registrar um boletim de ocorrência (BO) nesta quarta-feira (10).

Em entrevista ao G1, em dezembro de 2020, o tenente-coronel destacou sua atuação na revisão do manual de Direitos Humanos da Polícia Militar.

Racismo enraizado

“O negro tem pressa, porque é muito tempo sofrendo a mesma coisa. O racismo está enraizado nas pessoas historicamente e culturalmente e elas não percebem isso”, analisou.

O tenente-coronel tem 50 anos e comanda o 11º Batalhão da PM, na área dos Jardins e Consolação, região central da capital paulista.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR