Em livro, socióloga Najara Costa discute implementação das cotas raciais nas universidades

"Quem é negra/o no Brasil?" trata sobre fraude de cotas e comissões de hetero-identificação

Foto: Fernando Solidade Soares
Escrito en DIREITOS el

As ações afirmativas, que foram alvo de ataque do ex-ministro Abraham Weintraub em seu último ato à frente do MEC, são o tema do novo livro lançado pela editora Dandara: Quem é negra/o no Brasil?. A publicação, fruto da dissertação de mestrado da socióloga Najara Costa, já está em pré-venda.

Mestre pela Universidade Federal do ABC (UFABC) desde 2019, a autora discute o emprego do conceito de raça enquanto construção sociológica por membros de comissões de hetero-identificação. Para Najara, essa é a chave para o entendimento do racismo em seu formato brasileiro e em sua dimensão sociopolítica.

O livro pretende trazer elementos para que a discussão sobre as comissões seja qualificada, de maneira que a finalidade das políticas afirmativas não seja desviada. Costa fala sobre as fraudes nas cotas e interpretações equivocadas acerca dos destinatários dessas políticas.

A socióloga, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), questiona a narrativa da "ambiguidade racial brasileira" e discute o mito da democracia racial, que envolve a formação de uma nação sob o aspecto da intensa miscigenação entre brancos, negros e indígenas.

Para adquirir o livro em pré-venda, acesse aqui.