No rastro do óleo do Nordeste
16 de maio de 2019, 20h18

Fórum Sindical: O fantasma do desemprego volta a assombrar o Brasil

Na edição desta semana do programa Fórum Sindical, Conceição de Maria e Valdik Oliveira, do SindipetroNF, analisam os números alarmantes do desemprego no Brasil, as consequências do trabalho informal e falam sobre a importância dos sindicatos para os trabalhadores; assista

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

O mais recente estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o desemprego aumentou mais um vez no último trimestre, atingindo 12,7%, uma alta de 10,2% com relação ao trimestre encerrado em dezembro. Ao todo, 13,4 milhões de brasileiros procuraram emprego no período.

A taxa de subutilização da força de trabalho bateu recorde histórico, chegando a 25% da população economicamente ativa. Isso significa que 28,3 milhões de brasileiros não trabalharam ou trabalharam menos do que gostariam no período.

É o maior índice desde o início da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua, iniciada em 2012. Na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, houve alta de 5,6%, ou 1,5 milhão de pessoas.

Os números alarmantes foram o tema do programa Fórum Sindical desta semana. Com mediação do jornalista Ivan Longo, Conceição de Maria e Valdik Oliveira, do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF), analisaram os motivos que levaram o Brasil a ser assombrado novamente pelo desemprego, as consquências da reforma trabalhista e do aumento da informalidade e falaram sobre a importância dos sindicatos para os trabalhadores.

Assista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum