sexta-feira, 23 out 2020
Publicidade

Jogador americano é afastado por proferir insultos homofóbicos a atleta do time adversário

A equipe do San Diego Loyal abandonou a partida, que vencia por 3x1, em protesto contra o insulto mesmo perdendo a chance de ir às finais

O jogador americano de futebol, Junior Flemmings, do Phoenix Rising, foi suspenso nesta terça-feira (6) da Soccer League Championship (USL) por proferir insultos homofóbicos durante uma partida.

O fato ocorreu na quarta-feira da semana passada. A equipe do San Diego Loyal abandonou a partida contra o Phoenix Rising em protesto, alegando que um jogador do time adversário teria feito comentários homofóbicos direcionados ao meio-campista Collin Martin, que assumiu publicamente ser gay em 2018.

De acordo com a USL, o jogador jamaicano ficará afastado por seis jogos por proferir “linguagem abusiva na forma de insulto homofóbico” durante o jogo disputado em 30 de setembro contra o San Diego Loyal.

Após o incidente, Flemmings, de 24 anos, negou ter insultado Collin Martin, meia do San Diego que assumiu publicamente ser gay em 2018.

A decisão pela suspensão foi baseada em investigação, onde a USL entrevistou 11 pessoas, incluindo jogadores, técnicos e árbitros.

“O Phoenix Rising aceita e apoia os resultados desta investigação. Essas ações não poderiam ser mais contrárias aos valores centrais de nossa organização, e pedimos desculpas a todos os afetados”, disse Bobby Dulle, gerente do Rising. Ele disse ainda que o jogador pode passar o resto do seu contrato, que termina em novembro, afastado do time.

O abandono da partida por parte do time do San Diego, que vencia por 3 a 1, acabou com as chances da equipe de chegar à fase final do campeonato da USL. Donovan, no entanto, ressaltou que seus jogadores não tiveram dúvidas sobre sua decisão.

“Naquele momento, eles deixaram bem claro que estavam desistindo de todas as esperanças de chegar aos playoffs, apesar de estarem vencendo um dos melhores times da liga com facilidade. Mas eles disseram que não importa, que há coisas mais importantes na vida e que temos que defender aquilo em que acreditamos. E então eles tomaram a decisão de ir embora”, disse Donovan.

Com informações do Globo Esporte

Julinho Bittencourt
Julinho Bittencourt
Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.