Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de setembro de 2019, 21h50

Livro sobre obra de Clóvis Moura será lançado no dia 19

Produção do sociólogo é tema do livro de estreia do pesquisador Márcio Farias para a Editora Dandara

Divulgação

Um dos grandes intérpretes do Brasil e referência antirracista, o sociólogo Clóvis Moura tem sua obra revisitada no livro “Clóvis Moura e o Brasil: um ensaio crítico”, do professor e pesquisador Márcio Farias, publicado pela Editora Dandara, que será lançado no próximo dia 19, quinta-feira, no Armazém do Campo de São Paulo.

Reconhecido por suas pesquisas desde Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas (1959) até o Dicionário da escravidão negra no Brasil (2004), Moura construiu uma densa e vasta produção teórica que coloca negras e negros como sujeitos ativos na dinâmica da luta de classes da sociedade brasileira e o caráter estrutural do racismo.

Muito negligenciada pela academia brasileira, a obra do sociólogo vem passando por um momento de visibilização. Novas edições de livros clássicos têm surgido e produções acadêmicas têm sido divulgadas.

O texto de Márcio Farias, pesquisador da área de Psicologia Social na PUC-SP e coordenador do MuseuAfroBrasil, surge nesse momento como uma excelente contribuição para a introdução no pensamento moriano, com interpretações singulares que evidenciam a relevância de Moura para pensar o Brasil, o combate ao racismo e instigar a leitura de suas obras.

Serviço:

O que? Lançamento do Livro Clóvis Moura e o Brasil: Um ensaio crítico de Márcio Farias

Quando? 19 de setembro – quinta-feira – 19h

Onde? Armazém do Campo

Endereço: Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Eliseos, São Paulo (Próximo ao Metrô Marechal Deodoro)

Informações: editoradandara@gmail.com


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum