Lula fará parte da mesa de abertura do Fórum Social Mundial 2022

A edição do evento, entre 26 e 31 de janeiro do próximo ano em Porto Alegre, será temática e debaterá Justiça e Democracia

O ex-presidente Lula (PT) confirmou presença na mesa de abertura do Fórum Social Mundial 2022, que ocorrerá entre os dias 26 e 31 de janeiro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A edição será temática, abordando Justiça e Democracia.

Estão confirmadas, também, as presenças da advogada e militante indígena, Fernanda Kaingáng; a advogada Marinete da Silva, mãe de Marielle Franco; o jornalista Luis Nassif; e Ana Paula Oliveira, integrante do movimento Mãe de Manguinhos, que reúne familiares vítimas de violência policial no Rio de Janeiro, segundo a Rede Brasil Atual.

Existe a possibilidade da participação do convidado internacional Jean-Luc Mélenchon, político francês e líder do movimento França Insubmissa.

O Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) é consequência da união de entidades formadas por integrantes do Sistema de Justiça: Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD), Coletivo Por Um Ministério Público Transformador (Transforma MP), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), Coletivo Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia e Movimento Policiais Antifascismo.

Endim, STF manda desbloquear bens de Lula

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na tarde desta sexta-feira (26), que os bens de Lula bloqueados no âmbito da Operação Lava Jato devem ser liberados imediatamente. O julgamento virtual havia começado há uma semana (19), após uma longa pausa por conta do pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski, que ao devolver o processo decidiu em favor do petista.

O relator da ação, Edson Fachin, votou contra o desbloqueio, mas foi vencido pelos votos favoráveis à liberação de Gilmar Mendes e Nunes Marques. A 2ª Turma tem um integrante a menos, em decorrência da aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, que ainda não foi substituído.

Avatar de Lucas Vasques

Lucas Vasques

Jornalista e redator da Revista Fórum.